top of page

Servidores da Secretaria Municipal de Educação passam por treinamento de primeiros socorros


Centenas de servidores da Secretaria Municipal de Educação participaram nos dias 7 e 8 de agosto, de curso de Noções Básicas de Primeiros Socorros, ofertado pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 de Jales, no Teatro Municipal.

A capacitação, comandada pela enfermeira Poliana Tavares de Souza Tobal e pelo condutor socorrista Roberto Delazario, é aplicada em atendimento à Lei Lucas, Lei Federal nº 13.722 de 2018, que tem como objetivo capacitar os servidores para realizar os primeiros socorros. Regulamentada em abril deste ano, a lei dispõe que os trabalhadores de escolas devem passar por treinamento de manobras de primeiros socorros em caso de algum acidente.


A legislação foi criada após a morte de Lucas Begalli, de 10 anos, que morreu engasgado com um pedaço de salsicha no ambiente escolar, em 2017. Na ocasião, ele não recebeu de forma rápida os primeiros socorros de desengasgo e quando o atendimento chegou, já apresentava morte cerebral em decorrência de asfixia mecânica.

Durante o treinamento foram abordadas técnicas de obstrução de vias aéreas por corpo estranho, parada cardiorrespiratória, síncope, convulsão, queda, fratura, afogamento e intoxicação. Também foram exibidos exemplos práticos, com apoio de bonecos educativos, explorando as técnicas abordadas, como a manobra de Heimlich, utilizada em casos de emergência por asfixia.


A supervisora da Educação Infantil, Valéria Altimari Alonso, falou sobre a importância do treinamento. “Precisamos capacitar os profissionais para que nossos alunos sempre recebam o melhor atendimento possível em qualquer situação. Em nome da Secretária Municipal de Educação, professora doutora Adriana Juliano Mendes de Campos, agradecemos aos profissionais do SAMU que proporcionaram muito conhecimento a todos os presentes”.

Comentários


bottom of page