top of page

Semana do meio ambiente será realizada no início de junho


Comemorada na primeira semana de junho, a Semana do Meio Ambiente tem por objetivo incentivar a discussão de pautas que auxiliem a preservação do nosso ecossistema. A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, preparou diversas atividades para serem realizadas nos dias 1, 2, 3 e 8 do próximo mês.


Os eventos contarão com participação da COOPERSOL – Cooperativa Regional Solidária de Catadores de Resíduos Sólidos e parceria de diversas secretarias municipais, como Saúde e Educação.

Dentre as atividades estão inclusas palestras nas Escolas Municipais, que irão discorrer sobre a forma correta de separação do lixo reciclável e plantio de árvores em duas escolas indicadas pelas Secretaria Municipal de Educação, além de distribuição de espécies de mudas medicinais. Farão parte do ciclo de palestra as E.M’s Prof.ª Elza Pirro Viana, Prof.ª Jacira de Carvalho da Silva, Prof.ª Iracema Pinheiro Candeo-Lola, Prof.ª Maria Olympia Braga Sobrinho, Prof. Alberto Gandur, Prof. João Arnaldo Andreu Avelhaneda, Prof.ª Eljácia Moreira, além da Escola Juvenal Giraldelli e a APAE Jales.

Também está em execução um projeto experimental de recolhimento de lixo reciclável em bairros rurais. “Organizamos ainda um pedágio de distribuição de mudas na Escola Juvenal Giraldelli, entregues em conjunto com panfletos que ensinam a forma correta de separação de lixo reciclável”, afirmou Sandra.


De acordo com a secretária da pasta, Sandra Gigante, “o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. No Brasil, a Semana Nacional do Meio Ambiente foi instituída a partir de 1981. Este ano, o tema é Uma Só Terra, com foco na vida sustentável em harmonia com a natureza".



Descarte de medicamentos

Uma ação de descarte correto de medicamentos também será realizada durante a Semana do Meio Ambiente. No dia 3 de junho, a partir das 13h, será instalado na Praça João Mariano de Freitas um ponto de coleta para incentivar o descarte responsável. No local, poderão ser depositadas cartelas de medicamentos vencidos, que serão trocadas por mudas de plantas medicinais e frutíferas. Também será fornecida orientação farmacêutica aos presentes no local.

Como forma de incentivar o descarte correto, a Prefeitura irá instalar pontos de coleta dos medicamentos nas unidades de saúde que possuem farmácia (Núcleo Central de Saúde, Jacb, Paraíso, Novo Mundo, Jardim Municipal, São Jorge e Uniamérica).

“Todo o blister arrecadado, aquele alumínio utilizado nas cartelas de remédios, será utilizado na troca por uma cadeira de rodas a ser doada ao nosso serviço de saúde. Para isso é necessária uma grande arrecadação, então esperamos que haja adesão a esta campanha. Esta é apenas mais uma das ações do setor de assistência farmacêutica, que nesta gestão vêm sendo ampliado com novos pontos de atendimento e horários estendidos”, afirmou a farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, Suzy Kelly Barros Botton.

bottom of page