Santa Fé do Sul enfrenta grave racionamento de água
A cidade está dividida em dois setores com fornecimento em períodos alternados: da 0h às 12h e das 12h à 0h, diariamente por tempo indeterminado.
Desde a meia-noite de quarta-feira, 4 de agosto, os moradores da Estância Turística de Santa Fé do Sul estão enfrentando um sério racionamento de água e a prefeitura decidiu reduzir o fornecimento para apenas metade do dia em cerca de 30 bairros. Para isso, dividiu a cidade em dois setores. Cada um recebe água por 12 horas em períodos alternados. Da 0h às 12h e das 12h à 0h. A medida é por tempo indeterminado e fica proibido lavar calçadas e carros durante esse período.
De acordo com o município, a causa é a estiagem. As represas que abastecem 70% do município estão baixas. Enquanto uma está com menos dos 50% da capacidade, a outra praticamente secou por conta da falta de chuvas. Apesar de todos os esforços do Saae Ambiental, com a estiagem atípica, uma das mais severas dos últimos 100 anos, será inevitável o racionamento de água.
Ainda de acordo com a administração municipal, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae Ambiental) está fazendo vários investimentos na área. Entre eles, R$ 6 milhões na construção de um poço profundo, que já se encontra em fase licitatória. O poço terá 1.200 metros, com vazão de captação de 400 mil litros de água. A obra deve ser concluída no início de 2022, resolvendo completamente o problema.
Mais três novos poços que se encontravam parados serão licitados nos bairros Vila Mariana, Beira Rio e Rua Manuel Simão da Cruz. Também será feita uma transposição do Rio Paraná até a represa de Captação no Córrego da Cabeceira Cumprida, bombeando a água e enviando para o Sistema de Tratamento.
Em Santa Fé, o fornecimento de água e a coleta de esgoto são feitas por uma autarquia municipal, o Saee Ambiental (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Diferente de Jales, onde quem presta o serviço é a Sabesp. Atualmente o Saae distribui 400 mil litros/hora de água tratada para mais de 18 mil ligações de água distribuídas pelos 134 km de rede.
Bairros que terão o racionamento das 0h às 12h:
Centro, Jardim Europa, Jardim Morumbi, Jardim do Bosque, Bela Vista, Coronel Araújo, Vila Pacheco, Parque Ana Lúcia, Parque Clóvis Oger, Distrito Industrial III, Jardim Mangará (parte alta), Bartolo Rossafa, Jardim Prata, Jardim Paulista.
Bairros que terão o racionamento das 12h à 0h:
São Francisco, 13 de Maio, Cecap, Centro Sul, Vila Maria, Vila Rute, Vila Moreira, parte do Centro entre a avenida Navarro de Andrade e a rua Perimetral Oeste, Residencial Brasília, Santa Cruz, Vila Mariana, Centro Sul, Vila Tênis Clube, Eldorado, Beira Rio, Flora Araújo, Orestes Borges.
Commentaires