top of page

Santa Casa de Jales realiza captação de órgãos de paciente vítima da covid-19

Procedimento ocorreu em conjunto com Hospital de Base de São José do Rio Preto



A Cihdott (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para

Transplante) da Santa Casa de Misericórdia de Jales, em conjunto com Hospital de Base de São José do Rio Preto, realizou a captação de órgãos de paciente, no dia 15 de agosto.

A doação foi autorizada pelos familiares após a constatação da morte encefálica e

realizados os protocolos de morte encefálica previstos pela legislação. Foram captados os rins:“É um gesto que enaltecemos. É de muita sensibilidade uma paciente que deixa essa iniciativa comunicada a família. Nesse caso específico, foram captados os dois rins, de uma potencial doadora de 62 anos, em virtude do quadro clinico da doadora e em consequência de ser positiva para COVID-19 só foi possível esses órgãos” disse o enfermeiro coordenador da Cihdott, Paulo Lima.

Equipe responsável pela Captação de Órgãos.

O coordenador da Cihdott também destacou a importância da doação: “Ou seja, duas famílias terão a oportunidade de uma nova vida. Sendo esses órgãos já implantados nos seus receptores. Vale ressaltar que a Equipe de Captação presa muito pela família que perde um ente querido. Veja bem, nós fizemos a captação seguindo todo o protocolo. Essa família fez a diferença mesmo num período angustiante. Nosso trabalho é tentar salvar vidas. Aproveito a oportunidade para reafirmar e enaltecer a nobreza e o carinho que essa família teve. Que além desse gesto e por consequência da Covid -19 não tiveram a oportunidade de velar seu ente querido, mas ainda assim, tiveram a nobreza de pensar no próximo”.

A Santa Casa de Misericórdia de Jales já realizou diversas captações de órgãos. Esta é

a primeira de 2022 e após o período da pandemia de COVID-19.








bottom of page