top of page

RUMO incia obras do viaduto sobre a linha férrea em Jales


A construção inclui uma alça de acesso que se inicia num terreno atrás do “Espetinho Especial”, na esquina da Avenida Minas Gerais com Rua do Lavrador, passando sobre a linha na altura da Rua Arujá, no Jardim Paulista ,até chegar a um terreno vazio na Rua Goiás, no Jardim São Gabriel.


Nesta quinta-feira começou a ser instalado em Jales o canteiro de obras da empresa contratada para erguer o primeiro dos dois viadutos sobre a linha férrea que cruza a cidade. Desde o início da semana, os operários já estavam alojados e nesta quinta-feira, foram montados os conteineres que servirão de escritório e de depósito para materiais e ferramentas. Parte do maquinário pesado e a rua Goiás também foi parcialmente interditada.

A construção inclui uma alça de acesso que se inicia num terreno atrás do “Espetinho Especial”, na esquina da Avenida Minas Gerais com Rua do Lavrador, passando sobre a linha na altura da Rua Arujá, no Jardim Paulista ,até chegar a um terreno vazio na Rua Goiás, no Jardim São Gabriel.

A avenida MInas Gerais já está interditada e o alojamento dos trabalhdores já está sendo instalado para o início das obras.

A previsão é que sejam erguidos dois viadutos e ampliada a capacidade do pátio de manobras da antiga estação ferroviária. A primeira obra vai substituir a passagem em nível sobre a linha na rua Maranhão, no Jardim Paulista 2, e vai ligar as ruas Goiás e Minas Gerais. O ponto é um dos mais críticos da região e onde já aconteceram inúmeros acidentes, inclusive descarrilamento de uma composição, atropelamentos e choque com veículos. O viaduto deve evitar que os trens bloqueiem a passagem e até reduzir as desagradáveis buzinas.

A RUMO confirmou a construção de um segundo viaduto ligando a rua Osvaldo Cruz à avenida Jânio Quadros. Além da ampliação do pátio de manobras na antiga estação ferroviária, que, a grosso modo, vai dobrar o espaço de parada das composições. Atualmente, existe apenas uma única linha ativa, o que impede que uma composição se desloque, desimpedindo a passagem de outra.

ALERTA DA COMPANHIA

No dia 6 de março, o jornal A Tribuna publicou matéria exclusiva informando que as obras começariam ainda neste semestre, com término previsto para o ano que vem.

Logo depois da publicação do jornal, um morador da rua Rio De Janeiro, bem próximo de onde a obra será realizada, disse que representantes da RUMO esteve na sua casa para fazer uma vistoria no prédio.“Nesta segunda 07/03/2022, funcionário da RUMO veio à minha casa para fazer uma vistoria no imóvel, dizendo que a obra é pesada e poderia causar algum dano. Disse que em mais ou menos um mês a obra começa, só estão esperando desenrolar a desapropriação de dois imóveis, por isso ainda não começou”.

Segundo ele, o objetivo era aferir a condição do imóvel antes da obra para comparar com a condição que estará na data da entrega da obra. Uma outra moradora disse através de rede social que os funcionários que atuarão na obra já estariam morando em uma casa nas proximidades.


Na edição do fim de semana passado, o jornal noticiou que a RUMO, detentora da concessão do transporte de cargas pela ferrovia, distribuiu folhetos informando sobre o início das obras. “A RUMO iniciará a construção do viaduto sobre a ferrovia entre a Rua Goiás e Avenida Minas Gerais, na região do Jardim Paulista em Jales com término previsto para setembro de 2022”, dizia o panfleto.

O folheto alertava para intervenções no trânsito na região e ressaltava que, depois de pronta, a construção vai proporcionar melhorias no sistema viário, facilitando a circulação e aumentando a segurança de veículos e pedestres e maior eficiência à operação de trans no município.

“Fique ligado! Antes e durante as obras faremos anúncios informando sobre possíveis interferências no trânsito de veículos e pedestres”, avisou a companhia.

Comentários


bottom of page