Reunião da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto reúne bispos em Jales
Em pauta assuntos referentes a questões comuns entre as dioceses da província e a Igreja
Com informações de Vitor Inácio – rádio Assunção
O arcebispo, bispos, padres coordenadores diocesanos de pastoral e representantes dos presbíteros das dioceses que compõem a Província Eclesiástica de Ribeirão Preto estiveram reunidos na Escola Vocacional em Jales, na manhã desta quarta-feira, 19 de fevereiro, para a primeira reunião ordinária do ano.
Participaram da reunião Dom Moacir Silva, da Arquidiocese de Ribeirão Preto; Dom Antônio Emídio Vilar – Diocese de São João da Boa Vista; Dom Eduardo Pinheiro da Silva – Diocese de Jaboticabal; Dom Paulo Roberto Beloto – Diocese de Franca; Dom Milton Kenan Júnior – Diocese de Barretos; Dom Valdir Mamede – Diocese de Catanduva; Dom Tomé Ferreira da Silva – Diocese de São José do Rio Preto; Dom Moacir Aparecido de Freitas – Diocese de Votuporanga; Dom José Reginaldo Andrietta – Diocese de Jales.
De acordo com o bispo da Diocese de Jales, Dom José Reginaldo Andrietta “nesta reunião especificamente são tratadas questões pastorais intercambiando iniciativas, aprendemos muito uns com os outros, é o sentido de Igreja, comunhão, que justamente com comunhão na missão tratamos de alguns desafios também do presente, é uma alegria muito grande poder acolher este encontro, que ocorre em distintas dioceses, como oportunidade de nos conhecermos mais profundamente”.
A Província Eclesiástica de Ribeirão Preto é dividida em duas sub-regiões conhecidas como RP1 e RP2. Que são compostas da seguinte forma: RP1 (Arquidiocese de Ribeirão Preto, dioceses de Franca, São João da Boa Vista e Jaboticabal) e RP2 (dioceses de Barretos, São José do Rio Preto, Catanduva, Votuporanga e Jales).
A cada ano são realizadas duas reuniões ordinárias e há um rodízio para que as reuniões aconteçam em todos os bispados.
O encontro foi coordenado por Dom Moacir Silva, arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, que comentou que “o papa Francisco tem insistido bastantes em uma Igreja sinodal e uma expressão da sinodalidade da Igreja é justamente a Província Eclesiástica que reúne um grupo de dioceses onde os bispos trabalham em conjunto, fazem um caminho junto. Sínodo quer dizer caminhar juntos, então a província é justamente uma forma concreta”.
Dom Moacir Silva comentou os principais assuntos tratados em Jales: “a gente sempre trata das questões pertinentes as nossas ações pastorais, a ação evangelizadora da nossa província, estamos atentos a orientações do Regional Sul 1 da CNBB, as orientações e desafios que trazemos para o nosso encontro, bem como os desafios da Igreja no Brasil, nós tratamos sobre o Pacto Global pela Educação, vamos pensar um pouco sobre a visita ad Limina que acontece para os bispos do Estado de são Paulo no mês de setembro, em Roma, e a partilha das experiências dos desafios que juntos enfrentamos”.
No encontro também foram discutidos assuntos relevantes, a exortação do Papa Francisco “Querida Amazônia”, a Campanha da Fraternidade 2020, Assembléia da CNBB, entre outros.
Comments