Representantes da Diocese de Jales participam do 2º Encontro Nacional de Assessores Jurídicos de Dioceses
Entre os dias 17 e 19 de setembro, foi realizado na Casa Dom Luciano em Brasilia/DF, o II Encontro Nacional de Assessores Jurídicos de Dioceses que teve como tema: ‘Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão fartos’ (Mt 5,6).
A mesa de abertura do evento foi composta pelo Núncio Apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro; o segundo vice-presidente da CNBB, dom Paulo Jackson, e o assessor jurídico-civil da CNBB, Hugo Cysneiros. Além disso, o encontro nacional foi presidido por Dom Ricardo Hoepers, Secretário Geral da CNBB.
A aula magna, cuja temática tratou sobre a parceria entre as Organizações Religiosas e o Estado, foi ministrada pelo ministro-substituto da Advocacia Geral da União (AGU), Flavio Jose Roman.
A Diocese de Jales foi representada pelo padre Rodolfo Cabrini de Oliveira e pela dra. Judith Alves de Matos. Neste encontro, foram tratados diversos temas, entre eles a parceria entre as organizações religiosas e o Estado, os delitos econômicos, a questão sindical, a Reforma Tributária e sua relação com a Igreja, a realidade do CEBAS, a proteção dos menores e o papel da mídia em episódios de crise.
Além do Encontro Nacional de Assessores Jurídicos, nas noites desses três dias, aconteceu o Simpósio sobre a Laicidade do Estado e a Liberdade Religiosa, em comemoração aos 15 anos do acordo Brasil e Santa Sé.
Discursaram nesses eventos o presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, os cardeais Dom Lorenzo Baldisseri, Dom Paulo Cezar Costa e Dom Orani João Tempesta, o ministro do STF, Gilmar Ferreira Mendes, o ministro do TST, Ives Gandra Martins Filho, o ex-ministro José Francisco Resek, o procurador-Geral da República, Paulo Gustavo Gonet Branco, e outras autoridades civis e eclesiásticas.
Comments