top of page

Queda na vacinação e fim de medidas de proteção fazem casos de covid voltar a subir em Jales

Pelo menos 12.144 etão com o esquema vacinação incompleto em Jales


Tranquilizados pela queda nos registros de covid-19 nos meses de março e abril e , principalmente, pela quase ausência de óbitos e internações por conta da doença, os jalesenses desapareceram dos postos de vacinação contra o novo coronavírus. O fenômeno é considerado comum pelos profissionais da saúde que citam o medo do vírus como um dos fatores que levam as pessoas a procurar a prevenção. Sem notícias sobre novos óbitos ou internações, o movimento natural é que as pessoas deixem de procurar a vacinação. A flexibilização da obrigatoriedade do uso e máscaras e das demais restrições e a volta dos eventos com grande concentração de pessoas também trouxe a falsa sensação de que a pandemia tinha acabado.

O reflexo é o grande número de pessoas que tomaram a 1ª e a 2ª dose da vacina, mas deixaram de ir aos postos de Saúde para receber a dose adicional.

De acordo com números da Secretaria Municipal de Saúde, apenas 2.476 pessoas deixaram de tomar a 2ª dose, mas 12.144 deixaram de tomar a dose adicional. Cinco vezes mais pessoas.

O “Vacinômetro” da Secretaria Estadual de Saúde comprova que o número de pessoas que procuram a vacinação vem caindo gradativamente. Enquanto 44.472 jalesenses tomaram a 1ª dose – aplicada no auge da pandemia, 41.572 tomaram a 2ª dose e 29.559 tomaram a dose adicional. Outros 989 tomaram a dose única.

Isso coloca Jales na posição 449 no ranking dos 645 municípios paulistas e aplicação das vacinas. Das 119.336 doses enviadas pelo Governo do Estado, o município conseguiu aplicar apenas 116.592, o que representa 97,68% do total.

E não é porque a prefeitura interrompeu a vacinação. Ao contrário. As vacinas continuam sendo aplicadas, porem, com muito menos procura.

AUMENTO DE CASOS

Enquanto a procura por vacinas vem caindo, o número de casos positivos voltou a subir, depois de chegar ao patamar mais baixo do ano.

Nesta segunda-feira,16 de maio, o Boletim Epidemiológico emitido pela Secretaria de Saúde, registrou 99 notificações e confirmou 44 casos positivos. Na semana que terminou em 22 de abril foram registrados apenas seis casos da doença.

Nas últimas duas semanas, entre 2 de maio e a última quinta-feira, dia 12, foram registrados 191 casos. A média é de 15,91 casos por dia. Na segunda-feira, 9 de maio, foram registrados 27 casos positivos. Na terça-feira, 10, os positivos subiram para 30; na quarta foram 29 e na quinta, novamente 30 casos positivos.

VACINAÇÃO CONTINUA

A enfermeira responsável pela vacinação em Jales, Renata Rachieli, informou que as vacinas estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h nas unidades dos seguintes bairros: Jardim Municipal, Jardim Arapuã, Roque Viola, Jardim São Jorge, JACB, Jardim Paraíso, Novo Mundo e Núcleo Central de Saúde.

Também é possível procurar os plantões de vacinação, que ocorrem até as 19 horas nas seguintes unidades: ESF Dr. Luis Ernesto Sandi Mori, no JACB (todas as segundas-feiras), ESF Dr. Shiguero Kitayama, no Roque Viola (todas as terças-feiras), ESF Ozil Joaquim Rezende, no Jardim Municipal (todas as quartas-feiras) e no Núcleo Central de Saúde (todas as quintas-feiras).

bottom of page