Prefeitura responde que não pode ampliar horário de atendimento da saúde
O vereador Ricardo Gouveia (PP), em Sessão Ordinária, apresentou um requerimento questionando a Prefeitura se as unidades de saúde Estratégia Saúde da Família (ESF) poderiam estender o atendimento para o período noturno, para atender pacientes que durante o dia não têm tempo disponível.
O parlamentar justificou que os horários de funcionamento das ESFs coincidem com os horários de trabalho da maioria da população, o que prejudica o atendimento médico e atrasa o início de tratamentos que poderiam ser resolvidos rapidamente, quando tratados a tempo.
O Programa Saúde na Hora amplia o horário de atendimento das ESF e Unidades Básicas de Saúde, que passam a atender à noite, em horário de almoço e fins de semana, com o objetivo de aumentar o acesso aos serviços de saúde.
Em resposta ao requerimento, a Prefeitura informou que a Lei Complementar 173/2020 não autoriza a contratação de pessoal no período de pandemia. A Secretaria de Saúde disponibiliza agendamento oportuno aos pacientes, objetivando o atendimento da demanda do usuário.
Segundo a Prefeitura, é inviável aderir ao Programa Saúde na Hora, pois, no momento, o município não atende aos critérios estabelecidos pelo programa, principalmente em relação à quantidade de profissionais e carga horária de trabalho.
Comments