Prefeitura possui vagas para internação de dependentes químicos em três locais
- Alexandre Ribeiro Carioca
- 11 de jun.
- 2 min de leitura
A secretária Municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, respondeu ao Requerimento nº 82/2025, de autoria do Presidente da Câmara Municipal de Jales, Vereador Bruno Henrique de Paula (PL), sobre a possibilidade de o Poder Executivo firmar convênio com alguma clínica especializada em tratamento de dependência química, visando a ofertar vagas para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Uma das questões no Requerimento foi sobre a possibilidade desse convênio. Em caso de resposta negativa para a questão, de Paula pediu para justificá-la e, em caso afirmativo, indagou se há previsão para a efetivação da medida.

Em resposta, Souza informou que a Pasta possui vagas para internação hospitalar de curto prazo para desintoxicação em três locais: na Santa Casa de Misericórdia de Tanabi, no Polo de Atenção Integral à Saúde Mental – P.A.I. de Jaci e no Hospital Psiquiátrico Mahatma Ghandi, de Catanduva.
A Secretária explicou que, quando se trata de internação voluntária para o tratamento a longo prazo, os pacientes são encaminhados para duas instituições da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis, na Providência de Deus de Jaci. Também detalhou que para a demanda masculina, os encaminhamentos são feitos para o Lar São Vicente, na Providência de Deus de Estrela D’Oeste, e para o público feminino, para o Lar Madre Paulina, na Providência de Deus em Santa Fé do Sul.
Ainda, Souza acrescentou que as internações de curto prazo são feitas pelo Ambulatório de Saúde Mental, pelo Centro de Atenção Psicossocial - CAPS I ou pela Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24 Horas, e que as internações de longo prazo são articuladas pelo CAPS I.
De Paula, no Requerimento, também quis saber se há algum estudo por parte da Secretaria Municipal competente que estime o número de pessoas em situação de rua e com dependência química na cidade. Em possibilidade de resposta negativa, solicitou justificativa.
Comments