Prefeitura de Jales realiza Semana de Mobilização Social para ações de Controle das Arboviroses
A Prefeitura de Jales, por meio do setor de Combate às Endemias, participou da Semana de Mobilização Social para Ações de Controle das Arboviroses, realizada no Estado de São Paulo, de 24 de novembro a 1 de dezembro. A iniciativa visou estabelecer uma grande força-tarefa para eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zyka e Chikungunya.
Além de eliminar o mosquito da Dengue, a semana objetivou alertar a população sobre a importância de adotar medidas simples e eficientes de prevenção em suas residências, locais de trabalho e espaços públicos, principalmente nos meses mais chuvosos em que aumentam os riscos da proliferação.
De acordo com a coordenadora da Equipe Municipal de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Vanessa Luzia da Silva Tonholi, diversas ações foram realizadas. “Durante a semana buscamos diminuir os criadouros da área do município em que o índice larvário foi mais alto e onde se iniciou a transmissão de Chikungunya na cidade. Buscamos apoio da rede municipal de ensino para realizar um trabalho educativo com as crianças, visitamos 5 EMEIs e fizemos apresentação com maquete e aquário com larvas. Nas demais escolas os próprios professores trabalharam o assunto em sala de aula. As unidades de saúde optaram por fazer orientação em sala de espera e a Secretaria de Comunicação fez divulgação de medidas preventivas em redes sociais”.
Segundo Vanessa, quatro casos de dengue sorotipo 3 (DENV3) foram confirmados na cidade de Votuporanga no mês de novembro, “uma variante do vírus da doença que há mais de 15 anos não causa epidemias no país, cuja circulação acende o sinal de alerta quanto ao risco de uma nova epidemia da doença causada por esse sorotipo viral”.
Portanto, a contribuição da população é fundamental para evitar a proliferação das arboviroses, seguindo à risca as dicas mais importantes para evitar os criadouros do mosquito: manter a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente, descartar pneus usados em postos de coleta, retirar do quintal objetos que acumulam água, como potes e garrafas, utilizar vasos de plantas que não acumulem água e armazenar os materiais para reciclagem em um saco coberto.
Caso alguém apresente qualquer sintoma de dengue, Zika ou Chikungunya é de extrema importância que o paciente procure um serviço de saúde para receber o diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Comentarios