top of page

Prefeitura de Jales inaugura amplo espaço destinado ao Projeto Cozinhalimento 


Na manhã desta segunda-feira, dia 27 de novembro, a Prefeitura de Jales inaugurou um amplo e moderno espaço destinado ao Projeto Cozinhalimento. Participaram da solenidade, no local anexo ao Comboio de Jales, o prefeito Luis Henrique Moreira e a primeira-dama Alziane Rossafa Moreira, a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi, o diretor técnico do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, Marco Guazzi, que representou o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, o gerente regional do SEBRAE, Marcos José Amâncio, a secretária de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra Gigante e servidores da pasta, os vereadores Andrea Moreto, Bismark Kuwakino,  Bruno de Paula, Deley Vieira, Elder Mansueli  e Riva Rodrigues, que representou o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Gouveia, secretários municipais, produtores que comercializam seus produtos no Comboio, dezenas de autoridades e centenas de representantes da comunidade.

 



O Projeto Cozinhalimento, do Governo do Estado de São Paulo, representa um esforço conjunto com o objetivo de capacitar os cidadãos jalesenses por meio de ações sociais, estimulando a geração de renda e promovendo o empreendedorismo local. Esta iniciativa não apenas visa o crescimento econômico da região, mas também busca fortalecer os laços comunitários e melhorar a qualidade de vida dos munícipes.

 

A ação é fruto do projeto oferecido pelo Programa Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de São Paulo, que implanta nos municípios, cozinhas profissionais com o objetivo de capacitar agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricional sustentável e de incentivo à geração de renda. Por esta razão, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama Alziane Rossafa Moreira, desenvolverão importantes parcerias na Cozinhalimento.

 

A secretária Sandra Gigante destacou a importância do Cozinhalimento. “Nosso objetivo será de mostrar para as pessoas o quão importante é a segurança alimentar e do não desperdício, além de capacitá-las para a gestão de trabalho por meio de cursos e palestras” disse.

 

Para o vereador Riva Rodrigues, o prefeito Luis Henrique realizou algo histórico no espaço anexo ao Comboio. “Além da revitalização da nossa Feira do Produtor Rural, o Comboio, as novas instalações que vão abrigar as pessoas que vendem os frios e as carnes, inaugura agora esse espaço maravilhoso que se tornará um local de aprendizado, de elevação e melhora do conhecimento daqueles que vão lidar com a culinária nessa Cozinhalimento. Nossa cidade vive novos tempos, Jales se transformou, e agora podemos falar de peito aberto que somos Centro de Região”.

 

O gerente regional do SEBRAE, Marcos Amâncio, parabenizou o prefeito Luis Henrique por mais essa inauguração, por essa entrega efetiva para o município. “O SEBRAE, com toda certeza pode e deve ser um parceiro muito estratégico nessa ação da Cozinhalimento. Além de trazer a inclusão produtiva para a cidade, nós também temos a oportunidade de capacitar cada vez mais, e essa é nossa especialidade. Então o SEBRAE já disponibiliza, de imediato, uma oportunidade para capacitar as pessoas que aqui serão treinadas, na alimentação e também na gestão, porque quando falamos em empreender, qualquer atividade necessita fundamentalmente da gestão”.

 

A vice Marynilda ressaltou que a Cozinhalimento, “principalmente por sua localização estratégica, anexa ao Comboio, será muito utilizada para cursos de capacitação do Fundo Social de Solidariedade, que poderá utilizar doações dos feirantes, para beneficiar famílias carentes de nossa cidade, que vão estar se capacitando e melhorando a geração de renda e aperfeiçoando conhecimentos”.

 

O diretor técnico do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, Marco Guazzi, também fez uso da palavra e frisou que “andar 800 quilômetros e ver o quanto esse espaço ficou bonito nos enche de orgulho. Isso aqui é uma união de esforços, é uma oportunidade de capacitação para aqueles que mais precisam. As pessoas poderão sair daqui trabalhando, contribuindo para o aumento de renda de suas famílias. É uma honra estar aqui hoje e ver esse resultado. Essa Cozinha ficou fantástica e o nosso secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Guilherme Piai, mandou dizer que a secretaria está de portas escancaradas para a cidade de Jales. O governador Tarcísio de Freitas fica muito feliz quando vê uma entrega desta, por meio das fotografias, vídeos e reportagens, e também está de portas abertas para Jales”.

 

Já o prefeito Luis Henrique ressaltou a importância de apoiar o empreendedorismo local e criar oportunidades de geração de renda para aqueles que necessitam. “O projeto Cozinhalimento é um compromisso com o desenvolvimento econômico e social. A Prefeitura, por meio da secretaria de Agricultura e do Fundo Social de Solidariedade, em conjunto com nossos parceiros, irá proporcionar um ambiente propício para o crescimento e a prosperidade dos jalesenses. Essa e outras inaugurações só se tornaram possíveis porque temos um governador parceiro, um vice-governador parceiro, um presidente da Assembleia Legislativa parceiro e vários deputados que tem nos ajudado muito com emendas. Aproveito para parabenizar todos os nossos colaboradores da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, por essa conquista. Aqui vamos formar pessoas para utilizarem os alimentos da melhor forma, multiplicar conhecimentos e garantir que a população que mais necessita tenha a oportunidade de gerar renda para a sua família”.

留言


bottom of page