top of page

Prefeitura abre licitação de R$530 mil para mais quatro semáforos

Já está liberado para os interessados o edital da licitação para “fornecimento, instalação e revitalização” de quatro novos semáforos em Jales. O certame será na modalidade pregão eletrônico e as propostas serão conhecidas a partir das 9h5 do dia 3 de março. O valor inicial é de R$530.711,63, mas como se trata de pregão eletrônico, onde ganha quem apresentar o menor preço global, a expectativa é que o valor final seja menor. Os novos semáforos serão instalados nos cruzamentos da avenida João Amadeu com a Rua Três e com a Rua Quinze; no cruzamento da Avenida Maria Jalles com Rua das Palmeiras e o que está instalado no cruzamento da avenida João Amadeu com avenida Francisco Jalles será totalmente substituído.


Os novos equipamentos módulos a LED Veicular e Pedestre, Contador Regressivo de tempo, sistema de sincronismo GPS e sistema de comunicação GPRS/GSM e equipamentos para deficientes visuais e auditivos com acionamento manual. De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana, a idéia era sincronizar os semáforos para possibilitar a implantação da chamada “onda verde” ou “corredor verde”, quando vários semáforos de uma mesma avenida regulam o tráfego de veículos sem bloqueios prolongados.Atualmente, um motorista que trafegue na área central da cidade, pela avenida Francisco Jalles, encontra quase todos os semáforos fechados e tem que parar quase a cada cruzamento.

Ainda segundo o secretário, o sistema GPS vai proporcionar um controle via satélite que é mais eficiente e fácil. “Haverá a implantação de um sistema inteligente de controle para ajuste e sincronização de semáforos de tempo fixo, que melhora consideravelmente o fluxo de trânsito, reduzindo assim os atrasos e paradas em até 30%. Quando o sistema semafórico funciona em sincronismo ocorre melhor fluidez no trânsito e maior segurança para os usuários”, explica o edital. O objetivo é identificar as sazonalidades do tráfego ao longo do dia e semana para então propor diversos planos semafóricos que visem otimizar a operação semafórica em função das peculiaridades do fluxo veicular no local, como os picos da manhã, almoço, tarde, entradas e saídas de escola e empresas, finais de semana, etc. Os novos equipamentos também possuem botoneiras que poderão ser acionadas por deficientes visuais ou auditivos para avisá-los através de sinais luminosos ou sonoros sobre o período e a posição do semáforo para travessia de pedestres.

コメント


bottom of page