PM pede que moradores da zona rural usem código que facilita localização geográfica
Logo depois do salvamento de um bebê de 28 dias que estava engasgado com leite materno em uma propriedade rural de Jales, o comandante do Batalhão de Polícia Militar da região emitiu Nota à Imprensa para alertar os moradores da zona rural sobre a importância do Plus Code, que mostra as coordenadas geográficas da propriedade e facilita a localização da ocorrência, agilizando a chegada da viatura. “Com ele, a viatura que for atender uma ocorrência no campo consegue saber com exatidão a localização da propriedade rural, evitando demora no atendimento”.
O Plus Code faz parte do projeto Segurança Rural, implantado em agosto de 2021 pelo 16ºBPM/I com a finalidade de aproximar a Polícia Militar do morador do campo, levando mais segurança para o ambiente rural.
A Visita Comunitária é uma das ações previstas, ocasião em que o policial militar entra em contato com as pessoas que frequentam o ambiente rural, colhe informações sobre suas necessidades de segurança, verifica o Plus Code e já fornece o código ao proprietário ou a pessoa que o atendeu.
Porém, para garantir a eficiência do código, a PM recomenda que ao recebê-lo, o morador deixe em local de fácil acesso, bem como seja divulgado para todos que moram ou trabalham na propriedade, e seja passado ao COPOM quando for acionar a Polícia Militar via 190, em caso de ocorrênicia.
O tenente coronel, Edson Fávero, lembrou que no dia 1º de março, na área rural de Jales, uma criança de 28 dias se engasgou quando era alimentado e a família, ao acionar a Polícia Militar via 190, passou o Plus Code ao COPOM. Com isso a equipe que foi atender a ocorrência localizou facilmente a propriedade rural, agilizando o atendimento. A criança foi socorrida e passa bem.
“Desde a implantação da Segurança Rural foram realizadas mais de 28 mil visitas rurais na área do 16º BPM/I, sendo que muitas propriedades já foram visitadas mais de uma vez. Se a sua propriedade ainda não foi visitada, pode fazer contato no quartel da cidade onde está localizada a propriedade rural e agendar uma visita”, frisou.
Comments