top of page

Pesquisa é Futuro: XVI Jornada de Iniciação Científica do UNIJALES

A 16ª Jornada de Iniciação Científica, cujo tema carregava duas palavras que estão entrelaçadas desde os primórdios da humanidade. Intitulada "Pesquisa é Futuro", a programação foi realizada nos dias 06 e 07 de novembro, com abertura no Teatro Municipal de Jales e encerramento com os trabalhos apresentados nas dependências do UNIJALES. Coordenada pelo Prof. Dr. Silvio Luiz Lofego, diretor de Pesquisa e Extensão do UNIJALES, a abertura foi conduzida pelo professor Agnaldo Silas de Oliveira. No palco, mentes brilhantes e apaixonadas pela busca do conhecimento compuseram a mesa de discussão. 


Professores do UNIJALES reunidos com o reitor, Oswaldo Soler Junior, e com os palestrantes da noite

No início da noite, o tema fora explanado e enriquecido pelas palavras de Silvio, que, em seu discurso, teceu uma reflexão profunda sobre o papel vital da Ciência como uma forma de resistência à irracionalidade. Ele destacou a incessante luta por justiça social e liberdade de pensamento, enfatizando o compromisso contínuo do Programa de Iniciação Científica do UNIJALES na construção de um mundo menos angustiante. 

A abertura da jornada contou com a participação de palestrantes de renome, incluindo o Prof. Dr. Iuri Cavlak, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o Prof. Me. Michael Daniel Bomm, docente do Instituto Federal de São Paulo – Campus Votuporanga, e o Prof. Dr. Ian Matozo Especiato, Doutor em Direito Penal e coordenador do curso de Direito do Centro Universitário de Jales. Cada palestrante compartilhou suas experiências e contribuições significativas para o campo da pesquisa. 

O reitor do UNIJALES, Oswaldo Soler Junior, parabenizou todos os alunos e seus orientadores, deixando claro o apoio e a tradição do Centro em reforçar cada vez mais um dos pilares do ensino superior: o da pesquisa. A deixa foi complementada pelo professor Ian, que acompanhou os alunos do curso de Direito ao palco. Estes apresentaram artigos científicos em território internacional há poucos meses. O docente agradeceu a instituição pelo apoio para tornar realidade a presença dos futuros bacharéis na Universidade de Buenos Aires, e divulgar seus trabalhos. 

No segundo dia, o Centro Universitário de Jales apresentou os trabalhos publicados nos anais da XVI Jornada, divulgados no site do UNIJALES. Entre os acadêmicos do Centro, outros estudantes de instituições como a Universidade de Araraquara (UNIARA), Centro Universitário de Santa Fé do Sul (UNIFUNEC) e Fundação Educacional de Fernandópolis/Faculdades Integradas de Fernandópolis (FEF/FIFE) também tiveram participação. 

Trabalhos 

Os resumos foram divididos pelas áreas de atuação, sendo ela Saúde, Educação, Direito, Tecnologias e Gestão. 81 trabalhos fizeram-se presentes nos anais da XVI Jornada de Iniciação Científica.  

Tradição também é futuro 


O Prof. Dr. Silvio Luiz Lofego, diretor de Pesquisa e Extensão do UNIJALES, responsável pela Jornada

Em sua fala de encerramento, o Prof. Silvio Luiz Lofego renovou o compromisso com a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Ele ressaltou a importância da resistência à tentação da ignorância e agradeceu a todos os envolvidos por contribuírem para uma jornada de iniciação científica repleta de aprendizado e colaboração. Assim, a 16ª Jornada de Iniciação Científica foi mais do que um evento acadêmico; foi uma celebração do conhecimento, da persistência na busca pela verdade e da colaboração entre mentes inquisitivas em prol de um futuro mais iluminado. 

Comments


bottom of page