top of page

Obra entre o Córrego do Coqueiro e Nova Itapirema previne erosões nos córregos de São Francisco


Com o objetivo em melhorar a estrada entre os bairros rurais do Córrego do Coqueiro e o Bairro da Nova Itapirema, a Administração Municipal de São Francisco em convênio firmado junto à FEHIDRO, realiza a obra de prevenção e contenção da erosão do solo e assoreamento dos corpos d’água. A obra foi iniciada no dia 17 de novembro de 2022 e está em andamento.


Todas as vezes que chovia muito na região entre os Bairros rurais do Coqueiro e Itapirema, os moradores tinham dificuldades para a locomoção, como também o início de erosões, e assoreamento dos rios e córregos, devido as grandes enxurradas que desagrega o solo.

Parte desse material desagregado são transportados, parte para córrego do coqueiro e parte para um trecho de estrada que corta as propriedades, e que tem funcionado como um canal escoador, pois estes sedimentos são conduzidos e depositados no córrego do coqueiral, córrego do coqueiro e no Rio São José dos Dourados, causando graves assoreamentos.


Segundo o Engenheiro Agrônomo do Município, Valdecir Segura Pinotti, a realização da obra vai preservar o solo evitando as erosões e aos assoreamentos. “A água é conduzida de forma tecnicamente correta para os bigodes que foram construídos. Os bigodes são barreiras que servem para quebrar a velocidade e direcionar as águas da chuva para bacias de contenção.” afirmou o agrônomo.

A obra de melhoria da estrada rural está em andamento e tem previsão de conclusão até o mês de agosto, podendo ser entregue antes do previsto.

Commentaires


bottom of page