Março Lilás: mês de combate ao câncer de colo uterino
Conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce.
O mês de março é dedicado à conscientização e combate ao câncer de colo uterino, terceiro mais frequente entre a população feminina do Brasil, com mais de 17 mil casos estimados por ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Diretoria de Saúde, integra a campanha Março Lilás, com o objetivo de informar magistradas,
servidoras, terceirizadas, estagiárias e jurisdicionadas sobre a prevenção, sintomas e tratamento da doença. A doença, causada por alguns tipos de HPV - Papilomavírus humano, fica atrás apenas do câncer de pele, mama e colorretal em número de diagnósticos e é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, conforme dados da Liga Contra o Câncer. Na maioria das vezes, o câncer de colo uterino pode ser evitado com a prevenção do HPV. Para tanto, recomenda-se o uso de preservativos e a vacinação, implementada no calendário vacinal pelo Ministério da Saúde em 2014. Informações da Sociedade Brasileira de Radioterapia apontam que o imunizante pode prevenir 70% dos tipos da doença, sendo indicado especialmente para meninas entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.
Consultas e exames
O acompanhamento periódico com especialistas é aliado na luta contra a doença. O teste é realizado de forma gratuita pelo SUS e moradoras da Capital podem agendar consultas e exames nas UBS pelo Agenda Fácil. No TJSP, servidoras e magistradas têm acesso a consultas ginecológicas gratuitas, no ambulatório do Fórum Hely Lopes Meirelles, mediante agendamento pelo telefone (11) 3489-6749. O exame mais importante é o papanicolau, eficaz para detectar lesões precursoras e diagnosticar precocemente a doença, reduzindo a ocorrência e mortalidade. Servidoras que contribuem com o Iamspe também podem fazer a coleta no ambulatório do Fórum Hely Lopes Meirelles, com agendamento prévio pelo mesmo contato.
Comunicação Social TJSP
Comments