top of page

Luis Henrique se reúne com ministro para discutir fechamento da DPF



Reunião como Ciro Nogueira foi agendada pelo deputado Fausto Pinato e acontece amanhã, terça-feira, em Brasília


A Tribuna

O prefeito de Jales, Luis Henrique (PSDB), vai ser recebido pelo ministro Ciro Nogueira (Progressistas), da Casa Civil, na próxima terça-feira, 24 de agosto, em Brasília, para discutir as informações de um iminente fechamento da Delegacia de Polícia Federal em Jales. Conforme o jornal A Tribuna adiantou em sua edição do dia 8 de agosto, a reunião foi pedida pelo prefeito e agendada pelo deputado Fausto Pinato (Progressistas), que é do mesmo partido do ministro e do qual Luis Henrique já foi presidente na cidade.

Luis Henrique e o atual ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, em evento informal do Progressistas em 2017

Na ocasião, o jornal informou que as chances de a reunião acontecer eram grandes porque foi no Progressista) que o atual prefeito de Jales fez carreira política, inclusive consolidando contatos no Congresso Nacional no período em que foi assessor do deputado Vadão Gomes, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A expectativa era que a reunião acontecesse em até 15 dias. A confirmação do encontro foi feita por telefone pelo deputado ao prefeito no fim da tarde de terça-feira, 17.

O possível fechamento da Delegacia de Polícia Federal de Jales foi notificado em primeira mão pelo jornal A Tribuna em sua edição de 25 de julho (Polícia Federal estuda fechar delegacia em Jales, pag.A5), com base em uma postagem feita pelo vereador Ricardo Gouveia (Progressistas) em seu perfil no Facebook.

O jornal apurou com fontes fidedignas que a superintendência da PF em São Paulo pretende fechar as delegacias de Jales e Cruzeiro, as menores do Estado. Os servidores lotados na DPF local, bem como as tarefas administrativas e policiais, inquéritos e investigações, seriam distribuídos entre as duas unidades mais próximas: Rio Preto e Araçatuba.

O vereador enviou ofício ao delegado da DPF de Jales, Jackson Gonçalves, com cópia para a Defensoria Pública, Ministério Público Federal e Justiça Federal em Jales, questionando sobre a situação.

“Não é possível que, em vez de reforçarmos a fiscalização nestas divisas, que possibilitam que criminosos tentem escoar drogas e armas de países como Paraguai e Bolívia para o interior do Brasil, contraditoriamente enfraquecemos ainda mais o combate à criminalidade em nossa região. Isso não é crível e tampouco concebível”, disse.

Gouveia recorreu ao Ministério Publico Federal em jales para que a Procuradoria da República cobre um esclarecimento sobre a informação.

“...por esta razão, solicito o apoio para que tenhamos respostas às perguntas encaminhadas à PF...reforço que em caso de resposta afirmativa (confirmação da possibilidade do fechamento da unidade da PF em Jales/SP) o apoio do Ministério Público Federal será muito importante para que a sociedade não seja penalizada com esta decisão...e solicito o valioso apoio do Ministério Público Federal de Jales/SP no sentido de reforçar o pedido de informações já encaminhado à PF bem como, em caso positivo, não permitir que a Delegacia de Polícia Federal em Jales/SP seja desativada”.

Luis Henrique, Fausto Pinato e a vice-prefeita, Marynilda

O deputado Fausto Pinato enviou uma Nota Oficial ao jornal A Tribuna, confirmando o encontro com o ministro e manifestando o seu apoio à manutenção da DPF em Jales.


Veja abaixo:


NOTA - JORNAL A TRIBUNA Em 18/08/2021


O Deputado Federal Fausto Pinato (PP-SP) está agendando encontro com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, para, entre outros assuntos, tratar do possível fechamento da Delegacia de Polícia Federal em Jales/SP, conforme reportagem do jornal A Tribuna. A Polícia Federal em Jales vem realizando um trabalho importante no combate a crimes federais na região, por isso, ele considera o fechamento um retrocesso. "Estou buscando apoio do ministro Ciro Nogueira para tentar impedir o fechamento da delegacia da PF em Jales. Esse trabalho conta com o apoio de lideranças regionais, como o prefeito Luís Henrique. Estamos unidos nessa causa", afirmou. Atenciosamente, DEPUTADO FEDERAL FAUSTO PINATO - PP/SP

Comments


bottom of page