Licitação para manutenção da iluminação pública termina hoje, segunda-feira
Além de fazer a manutenção da iluminação pública, empresa contratada terá que montar um Cal Center e promover o cadastro de todos os 9.674 pontos de luz na cidade
A Tribuna
Deve ser conhecia na manhã desta segunda-feira, 11 de abril, a empresa que ficará responsável pela manutenção preventiva e corretiva contínua do sistema de iluminação pública no Município de Jales, composto de 9.674 pontos de iluminação pública, incluindo o fornecimento integral de materiais, insumos, equipamentos e mão de obra, necessários para execução dos serviços que serão feitos nas vias, logradouros e praças públicas. Os pontos escuros têm aumentado desde que a antiga empresa deixou de prestar o serviço e a prefeitura pretende investir cerca de R$ 1 milhão no serviço e resolver o problema. Esse é o valor previsto no Edital da licitação para contratação da empresa, porém, como se trata de pregão do tipo “Menor Preço Global”, a expetativa é que o valor caia consideravelmente até o final do certame. O valor equivale a R$89.613,48 mensais, durante 12 meses.
Segundo o Edital, os serviços serão prestados em conformidade com o Termo de Referência conforme o solicitado pela Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Mobilidade Urbana. A empresa deverá executar os serviços nas datas solicitadas e atendendo todas as exigências técnicas e as normas vigentes; deverá executar a manutenção de todas as ocorrências solicitadas e registradas, localizadas dentro do sistema que compõe o parque de iluminação pública do município, sem limite de quantidade de ocorrências.
Uma novidade previsa no Edital, é que a contratada deverá realizar ronda diurna e noturna em todo o município a cada 30 dias, comprovando os serviços através da emissão de relatórios destas rondas que deverão ser apresentados junto às medições mensais que serão realizadas. A medida deve reduzir a necessidade de o morador ser obrigado a informar a ocorrência de pontos escuros à empresa, como acontecia com a antiga contratada.
O prazo máximo para o efetivo atendimento à uma ocorrência de procedimento considerado de rotina, será de 48 horas. E para as ocorrências de procedimentos considerados de emergência, o prazo máximo para atendimento será de duas horas.
A muniípioeverá manter permanentemente um sistema de Pronto Atendimento para situações de perigo pessoal para a população, como danos causados por abalroamentos, por impactos diversos, por fenômenos atmosféricos, incêndios, circuitos partidos por escavação. Esse atendimento deverá ser prestado no máximo em duas horas, por recebimento de solicitação ou detectados.
SERVIÇOS COMPLEMENTARES
O contrato prevê a realização de alguns serviços complementares, como a poda de árvores que estiverem sob as luminárias, comprometendo a qualidade da iluminação. Essas podas deverão ser realizadas com a rede energizada e não deverão comprometer as estruturas das árvores.
Também será realizado uma cadastro com atualização permanente da base de dados do Sistema de Iluminação Pública do Município de Jales. Os serviços abrange o levantamento em campo das características dos equipamentos e materiais de todo o sistema de iluminação pública do Município, incluindo avenidas, ruas, travessias, vielas, becos, escadarias, escadões, travessas, praças, passeios, parques, áreas de lazer, campos de futebol, faixas de pedestres, trevos, pontes, viadutos, estacionamentos públicos, monumentos históricos e em qualquer outra área onde existam pontos de iluminação pública. Incluindo emplacamento em cada ponto de iluminação (postes).
Implantação de Centro de Controle Operacional - CCO destinado a garantir a gestão da rede de iluminação pública municipal, incluindo cadastro técnico; Service Desk, incluindo Call Center. O CCO deverá concentrar todo o monitoramento do parque de iluminação pública do Município e nele será instalado o Sistema Central de Gerenciamento, software que gerenciará todos os ativos de iluminação, indicando as manutenções preditivas, preventivas e corretivas, a supervisão e o controle em tempo real das operações de todo o sistema modernizado e informações do sistema convencional.
O Call Center (Central de Atendimento) fará o tele atendimento receptivo e ativo ao cidadão com Central 0800 habilitada para receber ligações de telefones fixos e celulares, funcionamento entre as 8h e 18h de segunda à sexta-feira com atendimento através de atendente e das 18hn às 8h de segunda à sexta-feira e durante todo período de sábado, domingo e feriado, com atendimento eletrônico, e também com operação de softwares específicos como o Sistema Central de Gerenciamento, que permitirá o gerenciamento de ocorrências informadas pelo cidadão por meio de dispositivos móveis (smartphones e tablets). Também deverão ser disponibilizados para atendimento ao público canais como WhatsApp, e-mail, telefone fixo, site eletrônico.
Comments