top of page

Jales ficou entre as três melhores cidades do estado categoria saúde e bem-estar do prêmio Band Cidades Excelentes



O Prêmio Band Cidades Excelentes, que avalia o ciclo completo do mandato dos prefeitos nos últimos quatro anos, ocorreu na noite deste sábado (8) na sede do Grupo Bandeirantes, no Estúdio João Jorge Saad, em São Paulo. Em sua quarta edição, o prêmio trouxe uma novidade ao considerar pela primeira vez todo o mandato das gestões municipais do estado de São Paulo.



Jales, que foi vencedora em 2021 na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana, destacou-se novamente este ano. A cidade ficou entre as três melhores com população entre 30 e 100 mil habitantes na categoria Saúde e Bem-Estar, concorrendo com Fernandópolis e Porto Ferreira, esta última vencedora do prêmio. O prefeito Luis Henrique Moreira, acompanhado pela primeira-dama Alziane Rossafa Moreira, representou o município de Jales na cerimônia.


O Prêmio Band Cidades Excelentes tem como objetivo incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros através da premiação das boas práticas da gestão pública. A iniciativa, uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila, é direcionada a todos os municípios do país.


A avaliação é realizada através da ferramenta IGMA, desenvolvida pelo Instituto Aquila. Esta plataforma, baseada em inteligência artificial, consolida resultados a partir de dezenas de indicadores em uma única nota final, utilizando um algoritmo avançado.



O pilar Saúde e Bem-Estar, onde Jales se destacou, considera diversos critérios, incluindo o primeiro atendimento e cobertura da saúde, disponibilidade de leitos hospitalares e o número de profissionais de saúde por mil habitantes. Este ano, foram introduzidos cinco novos indicadores: desnutrição infantil, mortalidade por mil habitantes, morbidade hospitalar, óbitos por causas evitáveis e gasto por habitante em saúde ajustado pela expectativa de vida.


O evento foi apresentado pelos jornalistas Adriana Araújo e Marco Antonio Sabino. "Se sua cidade chegou até aqui, significa que ela está no caminho correto e que a administração está executando um bom trabalho", afirmou Sabino durante a cerimônia.


Gilberto Kassab, secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, esteve presente na cerimônia e destacou: “Estar aqui, disputando este prêmio, já é o caminho para o sucesso para a boa avaliação, para um bom resultado no futuro de cada um de vocês”. Kassab ainda relembrou que acompanha o Prêmio Band Cidades Excelentes desde o início. "Na hora que um prefeito está aqui presente, é porque ele passou no vestibular. Ele está apto para se apresentar à cidade, finalizando os oito anos de mandato, ou se apresentando como candidato à reeleição e mostrando que ele está aprovado pelo Prêmio Band Cidades Excelentes."


Raimundo Godoy, presidente do Instituto Aquila, reforçou a importância das cidades para o desenvolvimento do país. “O Brasil é um somatório de todas as cidades, todos vivemos em uma cidade. A cidade precisa ser excelente, então se uma cidade é excelente, o país caminha para ser excelente”, declarou. Godoy também ressaltou a importância da governança e eficiência fiscal. “O IGMA é o ciclo virtuoso de desenvolvimento humano. Governança, eficiência fiscal e transparência são essenciais para investir nos outros pilares. Se não tem receita superior às despesas, não tem como investir. E o último pilar, desenvolvimento socioeconômico, tem que fazer de tudo para gerar riqueza e abastecer o primeiro. Muitas cidades não têm isso como prioridade como política pública.”


O prefeito Luis Henrique Moreira destacou a importância do reconhecimento para Jales. “Estar entre as três melhores cidades na categoria Saúde e Bem-Estar é um reflexo do nosso compromisso com a qualidade de vida da população. Esse reconhecimento motiva nossa equipe a continuar trabalhando com dedicação e eficiência”, afirmou o prefeito.


Luis Henrique Moreira recebeu a certificação na presença do secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, Gilberto Kassab, que representou o governador Tarcísio de Freitas, do presidente do Instituto Aquila, Raimundo Godoy, do diretor geral de comunicação da Band, Caio Carvalho, e de Rodrigo Solomon, gestor do Grupo Bandeirantes.


A participação de Jales no Prêmio Band Cidades Excelentes reafirma o compromisso da administração municipal com a melhoria contínua da qualidade de vida de seus cidadãos e com a implementação de práticas de gestão pública eficientes e inovadoras.


留言


bottom of page