top of page

Jales começa aplicar vacina Spikevax contra nova variante da Covid-19


A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na segunda-feira, dia 03, a aplicação da vacina Spikevax, da farmacêutica Moderna, para o público-alvo na estratégia de vacinação contra a Covid-19, voltada especialmente para crianças a partir de 6 meses e adultos dos grupos de risco.


A Spikevax vem com uma novidade: sua fórmula traz imunidade contra a subvariante ômicron (XBB.1.5) e tem absorção rápida. O imunizante deve ser administrado pelo menos 3 meses após a dose mais recente de uma vacina contra a Covid-19 e pode ser administrado juntamente com outras vacinas, exceto a da dengue.



Inicialmente o público-alvo da vacina abrange crianças de 6 meses a 4 anos de idade; pessoas de 60 anos ou mais 6 meses; pessoas imunocomprometidas; gestantes e puérperas; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores, indígenas vivendo dentro e fora de terra indígena, ribeirinhos, quilombolas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos); funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua.


A vacina está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, nas unidades de saúde dos bairros Roque Viola, Paraíso, Arapuã, Novo Mundo, São Gabriel, Municipal, São Jorge, Jacb e Núcleo Central de Saúde (Monterey).


Para receber o imunizante, é necessário levar documento de identidade com foto, cartão SUS e a caderneta de vacinação. Pessoas dos grupos prioritários precisam ainda levar laudos médicos ou comprovantes das atividades profissionais previstas, conforme o caso.


De acordo com a Secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues, mesmo que a circulação da Covid-19 tenha diminuído, ainda é uma doença preocupante, que causa quadros graves. “É extremamente importante manter o esquema vacinal contra a Covid atualizado, devido à circulação contínua do vírus e suas mutações. A vacina previne formas graves, complicações, internações e até óbitos”, explicou.

コメント


bottom of page