Jales é a quarta cidade que mais vacinou contra a Covid-19 entre os municípios com mais de 40 mil ha
Jales é o quarto município que mais vacinou pessoas contra a Covid-19, entre os municípios do Estado de São Paulo com mais de 40 mil habitantes. A informação foi divulgada pelo VacinaJá, do portal Vacivida, no site oficial do governo estadual e pode ser conferida através do link (https://vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/?utm_source=portal&utm_medium=banner-topo&utm_campaign=Vacinometro-Municipios).
A atualização foi realizada na tarde da segunda-feira, dia 12 de abril.
De acordo com o vacinômetro, Jales já aplicou a primeira dose da vacina em 9.012 pessoas, imunizando 18,3% da população que é de 49.201 moradores. O ranking de municípios que mais vacinaram é feito pelo Governo do Estado de São Paulo com base no número de pessoas imunizadas com a primeira dose da vacina em relação à população. O número de moradores é da estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020.
No ranking entre as cidades com mais de 40 mil habitantes Jales ficou atrás apenas da primeira colocada Serrana (vacinou 64%2 da população – 1º lugar na classificação geral), da segunda colocada São Caetano do Sul (21,2% - 14º na classificação geral) e da terceira colocada, Santos (20,3% - 19º na classificação geral). Na classificação geral, que considera os 645 municípios do Estado de São Paulo, Jales ficou em 40º lugar. Vale lembrar que a cidade de Serrana foi escolhida pelo governo do Estado de São Paulo em parceria com o Instituto Butantan para ser referência de vacinação em massa e por essa razão figura em primeiro lugar.
Entre as cidades da região, Fernandópolis ficou em 47º lugar na classificação geral, Votuporanga em 106º e São José do Rio Preto em 124º.
Para o prefeito Luis Henrique Moreira, alguns fatores são primordiais para a boa classificação no ranking do vacinômetro, como a capacidade de vacinação do sistema de saúde e o comprometimento dos profissionais de saúde. Sabemos que esses profissionais estão exaustos, mas eles não medem esforços para que possamos continuar essa árdua batalha no enfrentamento à pandemia. Conseguimos antecipar para o último sábado, dia 10, a vacinação dos idosos com 67 anos ou mais, vacinamos ontem os nossos professores com mais de 47 anos e hoje a segunda dose da Coronavac está sendo aplicada em idosos com agendamento entres os dias 12 e 17 de abril. Nosso objetivo não é se destacar em um ranking, é garantir a imunização para todos os moradores de nossa cidade e fazer com que tudo volte ao normal assim que for possível”, ressaltou.
Comments