top of page

Inverno começa com noites frias e dias quentes e secos, sem chuva


O inverno 2024 começou no calendário às 17h51 de quinta-feira, 20 de junho. Mas apenas no calendário porque na vida real, as condições meteorológicas previstas para a estação já estão vigorando deste a metade do outono. A estação chega prometendo manter as mesmas condições: O grande sistema de alta pressão atmosférica que continua sobre o interior do país deixa o ar muito seco e impede que chova na maior parte do Brasil.O ar úmido e a chuva ficam restritos a áreas do Sul, do extremo norte do Brasil e perto do litoral do Nordeste.O tempo permanece quente e seco na região Sudeste do Brasil, com o sol aparecendo forte desde cedo em todos os estados. Níveis de umidade no ar um pouco abaixo dos 20% poderão ser observados especialmente em São Paulo e em Minas Gerais. Só há possibilidade de alguma chuva, e de fraca intensidade, no extremo norte do Espírito Santo.

A falta de nuvens durante a noite faz com que o ar esfrie rapidamente e por isso o amanhecer é frio em muitas áreas da Sudeste. No interior de São Paulo, em Minas Gerais e nas áreas mais altas da região serrana do Rio De Janeiro, as temperaturas no comecinho da manhã ficam em torno e até abaixo dos 10°C. Mesmo assim faz calor durante a tarde e as temperaturas ficam bastante acima do normal para esta época do ano.A falta de chuva e o ar parado dificultam deixam o ar mais poluído no Sudeste, tanto nas cidades como nas áreas rurais.

DIAS MAIS CURTOS

A quinta-feira, 20, foi o dia mais curto do ano. A previsão do tempo para os próximos dias é de temperaturas entre 19° e 31°, sem possibilidade de chuva e com umidade abaixo de 30%.POden chegar a 33ºC nesta semana.

Aliás, falando em chuva, até o dia 21 não caiu uma gota de água sobre a região, sendo que a média para o mês de junho é de 21 mm.

Algumas cidades da região registraram temperaturas ainda mais baixas que Jales no começo da manhã de sexta-feira. Enquanto aqui, os termômetros marcavam 19ºC, Vitória Brasil registrou mínima de 13ºC, bem como Estrela d’Oeste. Urania, Santa Salete e Dirce Reis registraram 16ºC.



ALERTA

INMET publicou um Aviso de Baixa Umidade com Severidade Grau: Moderado com risco de incêndios florestais e à saúde, iniciando em 21 de junho, às 12 horas. Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%.

Neste período também é comum uma amplitude térmica maior, onde a diferença entre as temperaturas máxima e mínima é grande. “É algo típico do período em que estamos passando, isso porque no decorrer do período noturno, por conta de uma menor nebulosidade, a atmosfera tende a se esfriar mais, deixando aquela sensação típica de frio, porém no decorrer do dia, com a presença do sol e da pouca nebulosidade, a temperatura tende a subir gradativamente, criando assim a sensação térmica de calor”, explica o meteorologista da Defesa Civil estadual, Willian Minhoto.

INSTRUÇÕES

Durante esse período de alerta, as atividades físicas não são recomendadas. Evite desgaste físico nas horas mais secas. Beba bastante líquido. Evite atividades físicas em tempo seco; exposição ao sol nas horas mais quentes do dia; use hidratante para pele e umidifique o ambiente; evite bebidas diuréticas (café e álcool). Em caso de dúvidas, obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). Proteja-se do frio com roupas adequadas e evite exposições prolongadas ao vento gelado.Além disso, fortaleça seu sistema imunológico com uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas e minerais. 🏃🏻‍♀️E esteja atento aos mais vulneráveis, como: idosos, crianças e animais domésticos.

Commentaires


bottom of page