top of page

Formaturas da Educação Infantil marcam encerramento do ano letivo


Para encerrar o ano letivo e marcar o fim de um ciclo para alunos das turmas de Maternal II e do Pré II, as EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) e Escolas Municipais de Jales realizaram as tão aguardadas festas de formatura. Parte delas aconteceram nas próprias unidades escolares e outras no Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo, o Teatro Municipal.

 



As EMEIs reuniram pais, familiares e amigos dos alunos que frequentam o Maternal II e realizaram lindas festas, algumas com direito a presença do Papai Noel, personagem mais ilustre do Natal e ainda promoveram a distribuição de lembrancinhas para as crianças que presentearam os pais com belíssimas apresentações artísticas.

 

As formaturas do Maternal II são momentos de despedida e marcam o encerramento de um ciclo, ao mesmo tempo que marca a abertura para uma nova fase, já que os alunos serão matriculados em outras unidades escolares para cursarem o Pré I, a primeira etapa obrigatória da educação básica.

 



Já as festas de formatura dos alunos do Pré II marcam a conclusão da primeira etapa da educação básica,  também chamada de Educação Infantil. A partir de 2024, essas crianças ingressarão no 1º Ano do Ensino Fundamental.

 

As escolas municipais também realizaram suas festas de formatura do Pré II na presença dos pais e familiares que puderam prestigiar este momento tão importante na vida das crianças.

 

Para o prefeito Luis Henrique "a criança, durante o seu percurso na educação, passa por ciclos muito importantes, e, ao concluir o fechamento dessas etapas, merecem celebrar e comemorar. Esses momentos de formaturas são especiais e necessários, favorecendo a celebração das conquistas das crianças e a construção de memórias afetivas.  Falar em educação infantil é falar na prioridade de uma educação integral, que visa contemplar a criança em seus vários aspectos, respeitando sua diversidade, ritmos e interesses".

 

Segundo a secretária municipal de Educação, professora doutora Adriana Campos, “a educação infantil do município de Jales faz um acompanhamento pontual e contínuo quanto ao desenvolvimento do aluno. No decorrer do ano foram realizados inúmeros encontros de formação com os professores de educação infantil e o intuito foi e continuará sendo promover uma educação de qualidade, voltada para o protagonismo infantil, dando espaço para a escuta ativa e tornando a aprendizagem significativa, lúdica e desafiadora”, finalizou.

 

Realizaram as festas de formatura as EMEIS  Profº Antonio Di Bernardo Perez, Profª Adriana Mistilides Silva, Profª Nívea Leni M. P. Alves, Dercílio Joaquim de Carvalho, Profº Aparecido Tadeu R. Estanislau, Profª Gema Aparecida Prandi Rosa, Profª Vera Lúcia de Oliveira Vilela e as escolas municipais Profº Alberto Gandur, Profª Eljácia Moreira, Profª Elza Pirro Viana, Profª Iracema Pinheiro Candeo – Lola, Profº João Arnaldo A. Avelhaneda, Profº Oswaldo Soler e Profª Maria Olympia Braga Sobrinho.

 

Comments


bottom of page