top of page

Expectativa de vendas no Natal é boa ou excelente para 82,7% dos comerciantes de Jales


Pesquisa também avaliou a expectativa de vendas no período da Copa do Mundo e a satisfação dos lojistas com a Semana do Freguês, que entrou para o calendário do comércio de Jales


A Associação Comercial e Industrial de Jales preparou mais uma grande promoção para este fim de ano e vai sortear 36 prêmios que juntos somam R$ 60 mil em vales-compras. É a campanha “Natal de Luz e Prêmios”, que tem cerca de 200 empresas participantes, sendo a maioria de Jales, e algumas de Pontalinda, Aparecida D’Oeste, Marinópolis, Urânia, Dolcinópolis e Fernandópolis.


E a campanha vem em um momento em que o comércio se mostra bastante otimista para as vendas deste fim de ano. É o que mostra o resultado de uma pesquisa de satisfação encomendada pela ACIJ, e realizada por alunos da Faculdade de Tecnologia de Jales, a Fatec, que ouviu empresários ou colaboradores de 81 empresas da cidade.


Para 82,7% dos entrevistados, a expectativa para as vendas de Natal é excelente ou muito boa, enquanto 13,5% acreditam que será regular, 1,2% ruim, e 2,4% não souberam responder. Em números exatos, 33 responderam que esperam vendas excelentes, 34 esperam vendas muito boas, 11 acreditam em vendas regulares, enquanto apenas um acha que o cenário será ruim, e dois não souberam dizer.



A pesquisa também avaliou as vendas no período da Copa do Mundo. Dos 81 entrevistados, 14 acham que as vendas serão excelentes (17,2%), 20 acham que serão muito boas (24,6%), 31 esperam vendas regulares (38,2%), 11 acham que as vendas serão ruins no período, que vai até 18 de dezembro (13,5%), e cinco não souberam responder (6,1%).




Também foi mensurada a satisfação dos comerciantes sobre a Semana do Freguês 2022 e, para 76,5% dos entrevistados (62), a campanha foi excelente ou muito boa, enquanto 20,9% avaliaram como regular (17) e 2,4% como insuficiente (2).


Os entrevistados também opinaram sobre a realização da Semana do Freguês nos próximos anos e 90% responderam que o evento deve continuar (73), enquanto apenas 10 disseram que não deve continuar (oito).




Os dados foram coletados entre os dias 27 de outubro e 07 de novembro deste ano, entre 81 empresas de pelo menos 25 segmentos diferentes, sendo 90% delas localizadas no Centro de Jales e outros 10% em bairros mais afastados. Entre os entrevistados, 43,2% eram colaboradores de diferentes funções, 25,9% eram gerentes e 30,9% eram proprietários.


O questionário foi desenvolvido por professores da Fatec que fazem parte do Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo, o Crie, com a participação da ACIJ, e aplicado por cinco estudantes que integram o FourtecJúnior, sob coordenação e monitoramento do professor Me. Emerson Aparecido Mouco Junior.

Comments


bottom of page