top of page

ESF Dr. Shiguero Kitayama realiza atendimentos na EM Prof. João Arnaldo Andreu Avelhaneda

Desde a semana passada, a equipe da ESF Dr. Shiguero Kitayama, do Roque Viola, está executando na EM Prof. João Arnaldo Andreu Avelhaneda o PSE – Programa Saúde na Escola, desenvolvido pelo Ministério da Saúde e Educação com o objetivo de promover a qualidade de vida dos alunos da rede municipal de ensino, abordando questões relacionadas à saúde dos estudantes.

As ações de mobilização nas escolas são realizadas semanalmente, seguindo um cronograma previamente estabelecido. Uma das avaliações de destaque é a prevenção em saúde bucal, mas os alunos também estão passando por atendimento de saúde ocular, registro de peso e altura, conferência das cadernetas de vacinação e orientações às famílias, nos casos necessários.



Na EM Prof. João Arnaldo Andreu Avelhaneda serão atendidos cerca de 550 alunos matriculados do 1° ao 5° ano, com idades entre 6 e 11 anos. “As avaliações começaram no dia 2 de agosto e se encerram na próxima semana. Os pais dos alunos que necessitam regularizar qualquer situação, como vacinas, atendimento odontológico ou oftalmológico, receberão bilhetes das escolas para dar início aos tratamentos”, informou a representante da Saúde no programa em nosso município, Leidepaula da Rocha Belon.

Em consonância com as ações do PSE, a secretaria estadual de Saúde, por meio do Grupo de Vigilância Epidemiológica - GVE, juntamente com a secretaria municipal de Saúde, está realizando busca ativa de Tracoma em alunos de 1 a 9 anos para eliminação da doença, um tipo de conjuntivite marcada pela inflamação da córnea e da conjuntiva, que forma cicatrizes na parte interna da pálpebra e pode levar a cegueira. Em Jales, foi realizado em 2016 o inquérito domiciliar do Tracoma. Os casos positivos são tratados juntamente com os familiares. As avaliações foram conduzidas pela enfermeira do Estado, Margareth Gloria Cortez e Patrícia Albarelo, enfermeira do município, ambas treinadas para Tracoma.

Cabe ressaltar que o PSE tem sido realizado em todo o município e os atendimentos nas escolas municipais Prof. Carlos de Arnaldo Silva; Profª. Maria Olympia Braga Sobrinho, Prof. Oswaldo Soler; Prof. Alberto Gandur, Profª. Eljacia Moreira, Profª. Iracema Pinheiro Candeo – Lola, Profª. Elza Pirro Viana e ETEC Dr. José Luiz Viana Coutinho tem sido realizados, respectivamente, pelas ESF’s Uniamérica, Novo Mundo, Núcleo Central de Saúde, Arapuã, Paraíso, Jacb e São Jorge.


De acordo com a criação do programa, o PSE contempla as seguintes ações: saúde ambiental; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção da violência e dos acidentes; identificação dos educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação e atualização da situação vacinal; promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade; promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração e prevenção à Covid-19 nas escolas.

“Temos muitos alunos matriculados na rede municipal de ensino e o PSE é de extrema importância para manter em dia os indicadores de saúde, além de promover o bem-estar dos nossos jovens”, afirmou a informou a representante da Educação no programa, Marisley Berceli Nascimento.

Comentários


bottom of page