top of page

Equipes das EMEIs participaram da 2ª Jornada da Educação Infantil


A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu entre os dias 18 e 20 de janeiro, a 2ª Jornada da Educação Infantil de Jales, direcionada às equipes das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). O evento que faz parte do planejamento para o ano letivo de 2023 foi realizado na sede da Secretaria, no Jardim do Bosque.

Professores, educadores de EMEi, agentes de Educação Infantil e auxiliares de serviços especiais e educacionais das EMEI Profª Diva Maciel Jorge, EMEI Jardim Arapuã, EMEI Dercílio Joaquim de Carvalho, EMEI Profª Gema Aparecida Prandi Rosa, EMEI Profª Vera Lúcia da S.Oliveira Vilela, EMEI Prof. Aparecido Tadeu R. Estanislau, EMEI Prof. Antonio Di Bernardo Perez e da EMEI Profª Nívea Leni M.P. Alves participaram da jornada.

A professora formadora Marilene Aparecida Jorge do Prado abordou temas relevantes como “Planejar na Educação Infantil: como organizar o Plano de Aula a partir da BNCC”, “Perceber os benefícios que a Pedagogia de Projetos traz como nova postura de trabalho no processo de aprendizagem, criando situações problematizadoras”, “Compreender que as oficinas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem oferecem à criança desenvolvimento social, além de possibilitar a troca de experiências entre os mentores e os participantes, ampliando, assim, a capacidade sociocognitiva, o interacionismo e a liberdade de aprender de todos que estão envolvidos” e “Entender que as oficinas pedagógicas funcionam como uma extensão do aprendizado com projetos, onde as habilidades e o aprendizado da criança são potencializados por meio de atividades lúdicas, práticas e criativas”.


De acordo com a secretária Adriana Campos, a jornada faz parte da Formação Continuada em Serviço, oferecida pela equipe da Secretaria Municipal de Educação de Jales. Neste momento, a rede de ensino de Jales passa pela Desvinculação das EMEIs do Município, contando , a partir desse ano, com diretores e coordenadores próprios, deixando de ser vinculadas às escolas municipais, como era até o final do ano passado.

“Esta jornada vem trazer estudo, conhecimento e direcionamento aos diversos profissionais que atuam junto às crianças de 0 a 3 anos, oportunizando ricas trocas de experiências, fortalecendo o trabalho entre as equipes e contribuindo para que o cuidar e o educar se potencializem em práticas significativas as crianças”.

bottom of page