Deley Vieira questiona Prefeitura de Jales sobre apoio escolar para crianças com deficiência
O vereador Deley Vieira (UB), em Sessão Ordinária (2), apresentou um requerimento questionando a Prefeitura se a rede de educação municipal oferece acompanhamento inclusivo de profissional de apoio escolar às crianças com deficiência matriculadas nas unidades escolares.
O parlamentar explicou que as crianças e adolescentes têm direito ao acesso à educação formal escolar, na perspectiva inclusiva e integradora, com outras crianças da mesma idade, em escolas públicas. Cabe ao Estado garantir os direitos e a proteção integral, de forma especializada e personalizada a todos os cidadãos em condições de necessidades especiais.
Deley comentou o requerimento: “Já que não há como fazer concurso urgente, tem que fazer um processo seletivo para que desafogue as professoras e funcionárias, tanto nas Emeis quanto nas escolas municipais. Eu vejo que muitas crianças com deficiência estão sem acompanhamento. O déficit de funcionários é muito grande, a gente vê o cansaço mental e físico dessas funcionárias”.
A vereadora Andrea Moreto (Pode) apoiou o requerimento: “Não temos no município um neuropediatra, ortopedista pediatra, o que dificulta a criança a ser laudada para ter essa pessoa para estar acompanhando ela. Precisamos de um processo seletivo ou concurso para que as crianças sejam acompanhadas por profissionais, os professores não conseguem. As agentes das Emeis, o trabalho delas é diferente do acompanhamento das crianças com necessidades especiais”.
Vieira indagou como a Prefeitura vai suprir a demanda de profissionais de apoio escolar e de agentes de educação infantil.
Comments