top of page

Defensoria Pública da União em Jales conta com apoio da Polícia Militar


A Defensoria Pública da União (DPU) em Jales conta com o apoio da Polícia Militar para garantia de um patrulhamento constante do prédio onde se encontra instalada, por meio do trabalho dos Comandantes da 2º CIA do 16º Batalhão da Polícia Militar, Capitão Alex Tominaga e Capitã Simone Cristina Fister Canato.

A equipe policial destacada para o patrulhamento é comandada pelo Sargento Cláudio e foi recebida pelo Defensor Público Federal Ricardo Kifer Amorim, que apresentou a estrutura da unidade e o quadro de funcionários da DPU. Segundo o Defensor “o apoio constante da Polícia Militar na unidade de Jales é muito importante para a segurança da equipe de colaboradores, dos equipamentos e dos próprios assistidos e assistidas do órgão”.

A DPU em Jales está instalada na Rua 7, 2147, no Centro

Dr. Ricardo Kifer destacou também que está em tratativas com a Prefeitura de Jales para que melhorias na segurança da DPU possam ser colocadas em prática.

A DPU em Jales está instalada na Rua 7, número 2147, no Centro. O telefone para contato é (17) 3621-6636. A equipe de colaboradores também pode ser contactada através do e-mail dpu.jales@dpu.def.br.

Sobre a DPU

A Defensoria Pública da União é instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientação jurídica, promoção dos direitos humanos e a defesa dos direitos individuais e coletivos dos necessitados, perante o Poder Judiciário da União (a Justiça Federal, a Justiça Eleitoral, a Justiça do Trabalho e a Justiça Militar). Em Jales, o órgão funciona desde o início de 2021.

Os Defensores Públicos Federais atuam em diversas áreas, tanto na esfera coletiva, quanto na individual. Além de ações civis públicas (ACPs) em prol dos direitos humanos, portadores de necessidades especiais, indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais e consumidores os Defensores atuam na área penal (crimes contra o sistema financeiro, crimes contra a ordem tributária, crimes contra a administração pública, tráfico internacional de drogas, júri federal, entre outros), tributária, seguridade social (assistência social, previdência e saúde), trabalhista, internacional e muitas outras.

A maior parte das demandas da população atendida pela DPU diz respeito ao direito previdenciário e ao direito à saúde (medicamentos, leitos em UTI, tratamentos). A Defensoria atua também perante grupos socialmente vulneráveis, como pessoas em situação de rua, idosos, pessoas com deficiência, mulheres, população LGBTQI+, migrantes, refugiados e coletores de recicláveis.

Comments


bottom of page