top of page

Cursos técnicos na área de saúde são os mais disputados no Vestibulinho das Etecs


Em Jales o curso de Enfermagem teve quatro vezes mais candidatos que o segundo curso mais procurado. Foram 192 candidatos para 40 vagas


Os cursos técnicos da área de saúde estão entre os mais concorridos no Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2021. Enfermagem, por exemplo, lidera em oito unidades do Centro Paula Souza (CPS) em diferentes regiões do Estado.

O mesmo acontece em Jales, na Escola Técnica Dr. José Luiz Viana Coutinho, onde o curso de Enfermagem teve quatro vezes mias candidatos que o segundo curso mais procurado. Foram 192 candidatos para 40 vagas, resultando numa proporção de 4.8 candidatos pro cada vaga.

Agropecuária foi o segundo curso mais procurado. Teve 50 inscritos para 40 vagas, resultando numa proporção de 1,25 candidatos por vaga. Em seguida, Administração e Contabilidade, que tiveram o mesmo número de candidatos, 41 inscritos para 40 vagas, resultando numa proporção de 1,03 candidatos/vaga.


O curso de Manutenção e Suporte em Informática teve apenas 17 candidatos para as 40 vagas, resultando numa demanda de 0,43 candidatos por vaga, ou seja, sobrarau vagas.

Na Etec de Suzano, localizada na Região do Alto Tietê, 1.071 inscritos vão disputar as 40 vagas, representando 26,78 candidatos por vaga.

O mesmo curso teve altos índices de candidatos por vagas também nas Etecs Rubens de Faria e Souza (15,83); Coronel Fernando Febeliano da Costa (12,28); Doutora Ruth Cardoso (12,10); Doutor Renato Cordeiro (11,50), Philadelpho Gouvêa Netto (10,43); Professor José Sant’Ana de Castro (10,38) e Adolpho Berezin (10,23).

Outro destaque da área de saúde neste processo seletivo é o curso técnico de Farmácia da Etec de Cidade Tiradentes, que alcançou a maior demanda com 11,93 candidatos por vaga.

Para o coordenador do Ensino Médio e Técnico, Almério Melquíades Araújo, o processo seletivo para o próximo semestre aponta duas tendências: a consolidação da procura pela formação técnica na área de saúde e o aumento do interesse pelos cursos online. “Enfermagem e Farmácia que sempre registram uma demanda alta mantêm o interesse dos candidatos nesse período de pandemia.” Sobre a evolução da modalidade online, as inscrições passaram de 15.510 no processo seletivo do segundo semestre de 2020 para 17.111 inscritos no Vestibulinho do mesmo período deste ano.

O estudante da Etec de Suzano, Leonardo Ribeiro, um dos ingressantes no curso técnico de Enfermagem em fevereiro do ano passado, agora comemora a retomada gradual das aulas práticas presenciais e a possibilidade de estagiar. “Com as atividades práticas do estágio, tenho ainda mais convicção sobre a minha escolha pela carreira de técnico em Enfermagem.”

Leonardo decidiu pela área depois de ter sido voluntário no projeto Os Super Carequinhas, que se dedica ao tratamento de crianças com câncer. “Sempre gostei de trabalhos sociais em comunidades e aldeias indígenas e com a pandemia do coronavírus, o técnico de Enfermagem ampliou ainda mais sua atuação e protagonismo”, completa.

ความคิดเห็น


bottom of page