top of page

Curso básico de Libras em São Francisco foi concluído na última terça-feira, com 13 alunos


A comunicação entre os seres humanos é essencial para se viver em sociedade, e todos têm o direito de se comunicar. No Brasil, segundo o IBGE são mais de 10 milhões de deficientes auditivos, e a Libras (Língua Brasileira de Sinais) é a principal forma de comunicação destes. Para promover a inclusão e o conhecimento, a prefeitura de São Francisco apoiou o curso de Libras ministrado pela Professora Clariza Brambila Campisi.

O curso básico de Libras em São Francisco teve 14 aulas, com conclusão na última terça-feira, dia 1º de agosto, com 13 alunos de diversas idades. Os alunos aprenderam o básico para a comunicação, até tiveram contato com a Aline Martins Menossi da Comunidade surda.


“Foi um curso muito importante para mim, por eu ser professora, é um aprendizado valioso. Tivemos um entendimento maior sobre a cultura do indivíduo surdo, e como é a comunicação com eles. O conhecer a Aline, nos mostrou quanto é grande a dificuldade do surdo na sociedade que vivemos, na comunicação, no meio que estamos inseridos. Antes eu só tive contato com a libras na faculdade e me estacionei, hoje graças ao curso, se eu tiver contato com uma pessoa surda, vou conseguir me comunicar melhor", destacou a Educadora Monise Pamela Tranquim.

A comunicação através da Libras, garante uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes. Desde 2005 já está previsto em lei a presença de intérpretes e tradutores de Libras nos diversos setores da sociedade.

Campisi é Especialista em Tradução e Interpretação de Libras, e atualmente estuda Letras Libras para se aprofundar mais na Libras e no ensino dos surdos.

“A Libras é usada para a comunicação com as pessoas surdas, sendo o caminho para sua inclusão dentro da sociedade onde vive. O ensinar, ou mostrar para as pessoas um pouco do quão grandioso e importante é a língua de sinais, é gratificante, e ver o aprendizado a cada dia, a vontade de se comunicar com o indivíduo surdo, de querer saber sobre sua cultura, dá aquele quentinho no coração, porque você sente que está fazendo valer a pena. É muito importante conhecer um pouco da identidade dos surdos, a comunicação é

algo essencial para a vida no grupo em que está inserido.” Afirmou a Especialista em Libras.

A formatura dos alunos contou com a presença do vice-prefeito e Diretor do Departamento de Educação Luciano Giacometi e dos Vereadores, João Marcos Claudino e Benedito Belias. As autoridades se emocionaram com o desempenho e perseverança dos alunos, que no final apresentaram duas músicas na Língua Brasileira de Sinais.


Edivaldo Mella Iannascoli

Setor de Comunicação

Comments


bottom of page