top of page

Consirj responde requerimento sobre atendimento em plantões na UPA de Jales

Os vereadores Andrea Moreto (Pode), Bruno de Paula (PSDB) e Riva Rodrigues (PP), em requerimento, questionaram ao Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Região de Jales (Consirj) se os profissionais de saúde poderiam atuar em escalas de trabalho, nas cidades que faziam parte do Consórcio, para aumentar o número de efetivos da UPA, em feriados prolongados e aos finais de semana.

Os parlamentares justificaram que a quantidade de pacientes que utilizavam a UPA de Jales aumentou. Mesmo após as contratações de funcionários, era impossível prestar atendimento de qualidade, devido à demanda gerada pela epidemia de dengue, de covid-19 e sequelas pós-covid.

Os parlamentares indagaram qual era o valor dos recursos repassados por cada município ao Consirj, se todos faziam os repasses em dia e se seria possível implantar outra Unidade de Pronto Atendimento.

Em resposta ao requerimento, o Consirj afirmou que os municípios que fazem parte do consórcio devem ter lei que autorize ceder funcionários para aumentar os efetivos da UPA.

Os valores financeiros repassados por cada ente consorciado variam, pois as despesas do mês são divididas entre os municípios e de acordo com a quantidade de habitantes de cada um.

O Consirj informou que é possível instalar outro serviço de pronto atendimento, no entanto, depende de autorização do Ministério da Saúde.

bottom of page