top of page

Comunidade se mobiliza para revitalizar pracinha abandonada no Jardim Eldorado

Do jornal A Tribuna

Pouco a pouco o que era mato alto e um amontoado de entulho vai se transformando em um agradável espaço de lazer para os moradores do Jardim Eldorado, em Jales. Em pouco mais de um mês, a antiga pracinha abandonada já foi capinada, limpa e já está recebendo brinquedos, bancos e um campo de malha.

Dizem que foram retirados de lá mais de oito caminhões de entulho. Tudo graças ao empemho dos próprios moradores que se cotizaram para pagar parte do material usado e saíram em busca da colaboração de empresários da região. “Com isso, todo mundo ganha”, explica um dos líderes da ação,conhecido como “Salada”, dono de um pequeno comércio na região.

Em vez de usuários de drogas e de gente jogando lixo e entulho de construção, o local já esta recebendo famílias de moradores.

Ha muito tempo, a pracinha localizada no encontro das ruas Hiroshi Fideshina, Arlindo Corrêa Júnior e Augusto Menezes, no Jardim Eldorado, já abrigou até uma associação de moradores e tem uma edícula, que estava vazia até o início da reforma que os moradores estão fazendo. O prédio vai abrigar um banheiro para os frentadores.

Todo o trabalho é feito de forma voluntária e cada um doa o que tem. A maioria entra com a mão de obra. Já foram construídos canteiros, jardins, uma arandela para plantas, bancos e um binquedo de madeira para as criaças.

Um empresário da área de matrial de construção, estabelecido na região, emprestou a caçamba para depósito do entulho até a chegada dos caminhões. Outros fizeram pequenas doações em dinheiro que serviram para bancar a madeira, pregos, tinha e pinceis usados na reforma dos bancos, construção do cercado da pista de malha, da arandela e do brinquedo.

Por intermédio da vereadora Andréa Moreto, uma das colaboradoras da reforma, a rua está ganhando uma nova iluminação que vai afastar de vez os visitantes indesejados. A expectativa é que o novo espaço esteja pronto em aproximadamente 20 dias. “O pessoal não vê a hora disso aqui ficar pronto. Não queremos nada pra nós. Isso aqui é para a comunidade se divertir e ter um lazer para as familias”, diz Salada.

O próximo passo é conseguir asfaltar o trecho da rua Arlindo Correa Júnior, nos fundos do IEP, que não tem nem meio fio demarcando a calçada. Mas isso já é um pouco mais trabalhoso porque exige esforço do poder público e não da população.

Os nossos parabéns aos moradores. Esperamos que iniciativas como essa continuem servindo de exemplo em outras partes da cidade. Não é esperando de braços cruzados a ação do governo que se constrói o futuro. A melhoria do ambiente social é responsabilidade de todos nós.


bottom of page