top of page

Clero da Diocese de Jales participa de formação sobre Iniciação à Vida Cristã


O clero da Diocese de Jales participou na terça-feira, dia 5, de um estudo mais profundo sobre a Iniciação à Vida Cristã (IVC) ministrado pelo Pe. Roberto da Silva Bocalete, da Diocese de Votuporanga.

A formação, que aconteceu na Escola Vocacional de Jales, teve como objetivo formar o bispo, os padres e diáconos sobre o que é a Iniciação à Vida Cristã e como ser constituída e vivenciada na diocese, nas paróquias e comunidades.

O estudo abordou vários pontos, entre eles: a importância e natureza do processo de Iniciação à Vida Cristã, inspiração catecumenal, a comunidade como lugar e meta da IVC, a pessoa do introdutor, do catequista e padrinhos, mística, liturgia e mistagogia.



O Bispo Diocesano, Dom Reginaldo Andrietta comentou sobre a formação, dizendo que “o estudo ajudou a visualizar com mais clareza o caminho a seguir para a transmissão da fé, sobretudo às novas gerações, cientes de que são as raízes profundas que sustentam as árvores frondosas. Estas produzem bons frutos sendo bem cuidadas. Cuidemos, pois, da vivência autêntica da fé e de sua transmissão pedagógica, reavivando, primeiramente em nós mesmos, seu ardor.”


Além disso, de acordo com o Pe. Roberto Bocalete, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) oferece como base de estudo os Documentos 107 (Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários), 109 (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil), 84 (Diretório Nacional de Catequese) e o Ritual de Iniciação à Vida Cristã de Adultos (RICA), como também vários outros materiais sobre os processos de formação.


Pe. Roberto Bocalete disse em entrevista que, nos dias atuais, a opção religiosa é uma escolha pessoal e não é mais uma tradição herdada desde o núcleo familiar. “Baseado no Documento 107 da CNBB, é necessário superar as rotinas de sacramentalização sem o devido preparo, para então assumir um processo de iniciação, que é muito mais profundo e existencial do que ensinar”, explicou.

Comentários


bottom of page