top of page

Censo do IBGE foi prorrogado até o final de fevereiro


A coleta dos dados do Censo 2022 foi prorrogada até o final de fevereiro deste ano. A Prefeitura de Jales solicita às pessoas que ainda não receberam o recenseador em suas casas, que os receba, pois isto é muito importante para o país, estados e municípios.

Em campo desde 1º de agosto, o Censo Demográfico do IBGE é a pesquisa estatística mais importante realizada no Brasil. Este é o único trabalho censitário que visita todos os 89 milhões de domicílios dos 5.570 municípios espalhados pelo território nacional.

Os números do Censo, além de contabilizar a população brasileira, também fornecem informações sobre frequência à escola, renda, taxa de ocupação, cobertura de coleta de lixo, saneamento, energia pública e acesso à internet. Todos esses dados são de crucial importância para que o governo e entidades do terceiro setor possam elaborar políticas públicas. Além disso, as referências disponibilizadas pela pesquisa do IBGE também são utilizadas em trabalhos acadêmicos e para a organização de planos estratégicos em empresas privadas.

Vale ressaltar que é a partir do censo que todos terão um retrato do Brasil real, fator muito importante para o delineamento das políticas públicas, especialmente em relação à célula mãe da federação, que são os municípios.

O prefeito Luis Henrique Moreira falou sobre a importância de cada munícipe responder ao Censo Demográfico. “É através do Censo que saberemos quem somos, quantos somos e como vivemos. Muitos colaboradores do IBGE encontram dificuldades e a recusa de muitos habitantes do município, o que impede a conclusão do trabalho, e pode gerar números imprecisos quanto ao real cenário demográfico em nossa cidade. E o Censo é fundamental para que o órgão possa fazer um levantamento de cada município e, consequentemente, fazer com que a administração municipal receba mais recursos federais e estaduais, além de ter condições de direcionar melhor as políticas públicas. A pesquisa nos direciona e colabora, no sentido de, sabermos, por exemplo, quais bairros precisam de mais unidades de saúde, creches, escolas, pontos de lazer e prática esportiva, entre outros aspectos”.



Precisamos da sua ajuda para a conclusão do Censo 2022

O Censo 2022 é um trabalho significativo para o país. Quando for procurado pelo recenseador do IBGE, atenda bem e responda ao questionário durante a entrevista, pela internet ou pelo telefone. O recenseador trabalha uniformizado com colete, crachá e boné. Se o morador desejar, pode confirmar sua identificação através do 0800 721 8181 ou do site do IBGE. O telefone do IBGE Jales é o (17) 3632 1602.

Moradores de Jales, que ainda não receberam a visita dos recenseadores do IBGE, podem agendá-la gratuitamente por meio do Disque Censo, no número 137.

Comments


bottom of page