top of page

Câmara aprova Projeto de Gouveia e Hilton que cria o Dia Municipal da Língua Brasileira de Sinais


A Câmara, em Sessão Ordinária (15), aprovou o Projeto de Lei 54/2023, de autoria dos vereadores Hilton Marques (PT) e Ricardo Gouveia (PP), que cria o Dia Municipal da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A data será celebrada, anualmente, no dia 24 de abril.

Os vereadores explicaram que a valorização da língua contribui com a identidade surda, garantindo a inclusão e o reconhecimento da cultura.

O Poder Executivo poderá buscar a colaboração de entidades ligadas à deficiência auditiva para definir a programação de celebração da data.


Marques comentou o PL: "É um dia de inclusão e tem um significado muito grande. Desde o começo da legislatura, eu tinha falado ao presidente da necessidade de um tradutor de Libras para transmitir as sessões para aqueles que necessitam acompanharem os trabalhos. Às vezes, vemos aqui os integrantes da comunidade surda acompanhando, também. Isso tem um reflexo na Administração e na sociedade para que tratem com o respeito que merece e para que isso vire políticas públicas do Governo Municipal".

A vereadora Carol Amador (MDB) comentou o projeto: "Parabéns pelo projeto. Seria muito importante que as unidades de saúde, a Santa Casa, a Upa e todos os lugares que acolhem pacientes tivessem intérprete de Libras".

O PL foi aprovado por unanimidade e encaminhado para sanção do prefeito.

Comments


bottom of page