top of page

‘BOI MATERIAL’, novo espetáculo da Cênica, ganha apresentação gratuita em Jales



Peça que se passa em uma feira de exposição agropecuária, onde um grupo de artistas é contratado para entreter o espetáculo, é uma parceria da companhia rio-pretense com diretor e dramaturgo Pedro Kosovski e fará sessão na sexta, 17/5, no Teatro Municipal de Jales


A Cênica realiza em maio uma série de apresentações de seu novo espetáculo adulto concebido para o palco, BOI MATERIAL, resultado da parceria artística da companhia rio-pretense com o encenador e dramaturgo convidado Pedro Kosovski, fundador d’Aquela Cia de Teatro (Rio de Janeiro). O artista assina direção e dramaturgia, essa em coautoria com Fagner Rodrigues.

Nesta semana, acontece uma temporada de apresentações gratuitas por cidades da região, sempre com conversas entre público e artistas depois das sessões. A programação começa por Jales, sexta-feira, dia 17, às 20h, no Teatro Municipal, em parceria com o Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro.



BOI MATERIAL se passa em uma feira de exposição agropecuária, onde um grupo de artistas é contratado para entreter o espetáculo e se percebe como parte da complexa engrenagem que reproduz um jogo de poder, cujos movimentos incidem diretamente contra as existências vivas do planeta. Durante um leilão de gado, que ironicamente perpassa a iconografia do boi na história da pintura brasileira, o grupo subverte o jogo, ora assumindo o papel dos donos da terra, ora especulando sobre um levante.

O elenco conta com Andrea Capelli, Beta Cunha, Cássia Heleno, Christina Martins, Deivison Miranda, Fabiano Amigucci, Geovanna Leite, Glauco Garcia, Simone Moerdaui e Vanessa Palmieri. Na direção musical e composições inéditas, Felipe Storino. A direção vocal é de Everton Gennari e a direção de movimento, de Mayk Santos.

O enredo dramatúrgico do espetáculo apresenta um “causo” em que um grupo de artistas do interior é contratado por uma empresa da capital para entreter o público de uma feira de exposição agropecuária, a Expô Bom Futuro. Ao deparar-se com o modus operandi desse evento-sistema, o grupo busca hackeá-lo e subvertê-lo de diversas formas.


Outras ações

Já no sábado, dia 18, também às 20h, é a vez de Votuporanga receber o trabalho, no Centro de Convenções Jornalista Nelson Camargo, numa parceria com o Coletivo Terceiro Ato e com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Votuporanga. Por fim, domingo, dia 19, 18h, em Ibirá, tem apresentação na sede da Cia. Arte das Águas, parceira na ação.

No dia 28 de maio, às 20h, o Sesc Rio Preto recebe uma apresentação voltada a um público convidado proveniente de instituições parceiras, seguida de bate-papo sobre o espetáculo.

Na última terça-feira, dia 14, a companhia realizou um ensaio aberto no Sesc Rio Preto. A ação começou com uma fala de Kosovski e demais integrantes da equipe artística sobre o momento atual do processo de criação. No dia 2 de maio, o Sesc também foi palco do workshop “Dramaturgias do movimento: direção e preparação corporal para o teatro”, com Mayk Santos. Em abril, por sua vez, a Cênica promoveu um compartilhamento de processo na sede da Companha Azul Celeste, mostrando trechos da montagem, seguido de bate-papo.

Essa é a segunda parceria da Cênica com Kosovski. Em julho de 2019, a convite da Embaixada da França no Brasil/Instituto Francês do Brasil e do FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, a Cênica foi dirigida por Pedro Kosovski na leitura dramática de J’ai bien fait? (Fiz bem?), de Pauline Sales, traduzido por ele para o português.

O projeto é viabilizado pelo Edital ProAC Nº 01/2022 – Teatro / Produção de Espetáculo Inédito, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.


Apoio: Sesc Rio Preto

Projeto realizado através do ProAC Editais, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo

Duração: 90 minutos

Classificação: 16 anos



BOI MATERIAL’, da companhia Cênica

Apresentação seguida de bate-papo com o público

Dia 17 de maio, sexta-feira, 20h, no Teatro Municipal de Jales (Rua Oito, 2270, Centro). Grátis. Parceria: Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro


コメント


bottom of page