top of page

Alunos dos cursos de Pedagogia e Educação Física do UNIJALES desenvolvem Projeto Extensionista à luz das obras de Ivan Cruz


Aproveitando a manhã de domingo, 26 de maio, alunos dos cursos de Pedagogia e Educação Física do UNIJALES (Centro Universitário de Jales) levaram alegria e diversão à comunidade do bairro Jardim Municipal, em Jales, desenvolvendo um Projeto de Extensão Universitária inspirado nas obras “Brincadeiras de criança” do artista plástico Ivan Cruz.

Cruz pintou telas com temas alusivos à sua infância, destacando brincadeiras e retratando diversos brinquedos como piões, crianças pulando corda, jogando bola-de-gude, pulando amarelinha, soltando pipa, pulando carniça, entre outros.

Na disciplina Projeto de Extensão, parte da matriz curricular dos cursos envolvidos, após estudarem a vida e as obras de Ivan Cruz, os alunos do 1º e 3º semestres de Pedagogia e de Educação Física, sob a coordenação das professoras Célia Zerbato e Mary Lourenço, desenvolveram brinquedos para doação e organizaram brincadeiras a serem realizadas com crianças e adultos da comunidade do bairro Jardim Municipal.

Entre as atividades apresentadas à comunidade, destacaram-se a doação de brinquedos não estruturados (pés de lata, cavalinhos de pau, carrinhos diversos, jogo da velha, pebolim, vai e vem, quebra-cabeça, entre outros) e práticas de brincadeiras tradicionais (pular corda, pular elástico, amarelinha, tapetes das pegadas, entre outras). Outros pontos fortes da manhã recreativa incluíram um painel produzido pelos alunos do curso de Pedagogia, expressando releituras de obras de Ivan Cruz, que deu um toque especial ao evento, além de uma aula de step coordenada pelos alunos do curso de Educação Física, que animou os presentes.

No curso de Educação Física, além das atividades mencionadas, os alunos tiveram a oportunidade de elaborar a logística de organização do evento, onde a Manhã de Lazer culminou com o encerramento do Projeto Movimento é Vida, iniciado no primeiro bimestre.

O Projeto Movimento é Vida trouxe em seu bojo a discussão e divulgação de informações à população sobre como a inatividade física afeta a qualidade de vida. Um dos impactos desse sedentarismo é a obesidade infantil, que geralmente se associa a diabetes, problemas cardíacos e hipertensão.

De acordo com Paiva e Costa (2015), as atividades recreativas tradicionais que envolvem brincadeiras típicas da infância estão cada vez mais raras, assim como os brinquedos (bonecas, bolas e bicicletas) não são mais tidos como preferência das crianças atualmente. Segundo os autores, esse fenômeno se deve ao fato de a tecnologia ter sido eleita como referência de lazer e conhecimento, o que influencia diretamente na maturação cognitiva, afetiva e social das crianças.

A realização da Manhã de Lazer contou com a parceria da Ong AVIDE, Associação dos Voluntários em Defesa dos Grupos Vulneráveis (Jales-SP), que disponibilizou voluntários para a concretização das atividades e preparação de pipoca e algodão doce, oferecidos gratuitamente aos participantes, além de colaborar na divulgação do evento.

Ivan Cruz baseia seu trabalho na frase que criou: “A criança que não brinca não é feliz; ao adulto que, quando criança, n



ão brincou, falta-lhe um pedaço no coração”. Inspirados no lema do artista e em suas obras, alunos e professoras dos cursos de Pedagogia e Educação Física conheceram a força educativo-transformadora dos brinquedos, jogos e brincadeiras tradicionais.

O Centro Universitário de Jales agradece ao Presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Município de Jales pela cessão do espaço para a realização do projeto.

Comments


bottom of page