A água e a natureza como fontes permanentes de vida


Gilmar Rodrigues de Jesus, Gerente de Divisão da Sabesp de Jales

Campanhas de conscientização sobre o uso da água e preservação dos recursos naturais são realizadas todos os anos pela Divisão de Jales da Sabesp entre a população e em parceira com as escolas como forma de mobilização dos estudantes, com incentivo a atividades pedagógicas sobre o assunto.

Este ano, no entanto, isso não está sendo possível, pois o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, ocorre quando acontece o maior pico da pandemia da Covid 19, com paralisação geral e as escolas fechadas, exigindo-se o máximo de cuidados para prevenção contra o vírus. Mais uma vez fica comprovada a importância do saneamento básico para uma melhor qualidade de vida da população. O melhor higienizante que existe é água e sabão, principalmente água clorada.

As atividades presenciais não são possíveis, mas é importante que mais uma vez a população aproveite esta semana para refletir e incentivar iniciativas como plantio de mudas, criação de espaços verdes em nossas casas, redução do consumo, incentivo a reciclagem e reutilização de bens que são descartados, recolhimento de entulhos e com mudanças de posturas que possam contribuir para com a melhoria das condições sanitárias e de abastecimento da nossa comunidade, do entorno e do meio ambiente.

Jales Notícias de Jales
Sabesp de Jales

A responsabilidade da Sabesp é grande nesta questão, pois sabemos que a data, quando normalmente realizamos eventos durante toda a semana, mostra como é fundamental a utilização da água de modo racional, ao mesmo tempo em que procuramos chamar a atenção para os problemas causados pelo desmatamento e pela poluição dos nossos mananciais.

O tema é tão relevante que todo ano a Organização das Nações Unidas elege uma ideia para ser discutida e trabalhada em todos os países. No ano passado foi “A Água e as mudanças climáticas” e para este ano foi definida uma reflexão sobre a valorização da água, como forma de alertar para o seu uso adequado.

Esse alerta é dirigido não só para a população em geral, mas para as empresas urbanas e rurais que precisam desenvolver cada vez mais formas de racionalização, pois sabemos que se isso não for feito agora, teremos graves consequências em um futuro bem próximo.

A Sabesp de Jales procura fazer a sua parte, com muito trabalho e planejamento, garantindo o abastecimento de água da melhor qualidade para as próximas décadas e 100% de esgoto tratado, mas se sente responsável em mais uma vez contribuir para a conscientização de que a água e o meio ambiente devem ser preocupações permanentes dos que querem um mundo melhor, com mais qualidade de vida para todos.

Foto: SABESP de Jales