Prefeitura e IBGE realizam primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020


Aconteceu na terça-feira, 29 de outubro, a primeira de uma série de reuniões que tem como objetivo colaborar com a realização do Censo 2020, a maior operação de recenseamento já realizada no País. O encontro, realizado na sala de reuniões do Paço Municipal, foi conduzido pelo servidor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), José Vitorino de Souza.

A partir de agosto de 2020 serão iniciadas as coletas de dados do município. Atualmente, as ações preparatórias estão em ritmo acelerado para a realização do levantamento Brasil afora. Dentre a organização para o sucesso do Censo, estão inclusas as Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico (REPAC).

Para o início de 2020, em Jales, o IBGE contará com um coordenador de subárea, cerca de 5 supervisores e cinquenta recenseadores, que serão escolhidos através de processo seletivo. Os editais com os cargos e número de vagas estarão disponíveis até maio do próximo ano. Durante a reunião o IBGE fez alguns pedidos, entre eles a parceria com a Prefeitura para abrigar o posto sede de três municípios. A proposta consiste em o IBGE entrar com toda a estrutura de pesquisa, pessoal e tecnologia enquanto que a Prefeitura deve entrar com estrutura física.

A reunião foi encerrada com a análise do mapa do município. Foram debatidas questões de limite de área segundo a legislação e algumas observações acerca dos limites do município que serão reinterpretadas conforme o que é exigido por lei.

De acordo com José Vitorino, o Censo é a única pesquisa que objetiva visitar todos os domicílios do território nacional e constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das características e condições de vida da população em todos os municípios do País e em seus recortes territoriais internos.

“Fazer o Censo 2020 é uma atribuição do IBGE, mas também é uma responsabilidade da sociedade como um todo. A população brasileira é parte essencial desse trabalho. Com o trabalho de reuniões de planejamento e acompanhamento do Censo, a sociedade local participa da construção do conhecimento sobre si mesma e suas características”, afirmou José Vitorino.

A reunião contou com a presença de servidores do IBGE, secretários municipais e chefes de gabinete da Prefeitura de Jales, representante da Câmara Municipal, da Polícia Civil, da SABESP, da FATEC, da Justiça Federal, da CATI, da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável.

gráficos e de base cartográfica, na busca de dados sobre a realidade do País que venham a contribuir com o planejamento governamental e da iniciativa privada.