Hospital de Amor Jales passará a oferecer nova técnica de tratamento radioterápico


A conquista será possível, graças à liberação de uma emenda para a compra de um conjunto de equipamentos que possibilitará implantar a nova técnica Na última sexta-feira, dia 14, o Hospital de Amor Jales, por meio da gerente administrativa, Camila Venturini, recebeu da deputada estadual, Analice Fernandes, um autorizo do governo do Estado para liberação de uma emenda no valor de R$230.000,00, destinados a compra de um conjunto de equipamentos de dosimetria e controle de qualidade que possibilitarão implantar uma nova técnica radioterápica, conhecida como IMRT – “Intensity – Modulated Radiation Therapy”.

O objetivo deste projeto é proporcionar melhora no padrão de atendimento e na assistência à saúde com qualidade, acompanhando o desenvolvimento tecnológico da área de radioterapia e oferecendo o melhor tratamento possível, visando à redução dos efeitos colaterais a curto e longo prazo pela redução da toxicidade relacionada ao tratamento. Segundo o físico médico da instituição, Felipe Plácido Batista, “essa modalidade de tratamento melhora a distribuição de dose da radioterapia, pois permite a administração de altas doses de radiação no tumor, consequentemente, aumenta a possibilidade de controle da doença e reduz a dose da radiação entregue aos tecidos e órgãos normais ao redor da área do tumor”, explicou.

O médico responsável técnico pelo setor, Dr. Joaquim Lemes, explica que a técnica vai ampliar as possibilidades de tratamento ao paciente. “Como a IMRT pode reduzir os danos aos tecidos normais, podem ser utilizadas doses maiores para tratar tumores localizados próximos aos órgãos de risco e estruturas críticas importantes, como por exemplo, tumores pélvicos e de cabeça e pescoço”. A gerente Camila afirmou durante a entrega, que “a instituição é muito grata por essas doações e que ações como estas, possibilitam que o hospital continue oferecendo um tratamento digno e seguro aos milhares de pacientes atendidos pela instituição de forma totalmente gratuita”. Na oportunidade, acompanhada da equipe responsável, a deputada Analice aproveitou o momento para conhecer o setor onde serão utilizados os equipamentos adquiridos. Ela também agradeceu o carinho com que foi recebida e elogiou o trabalho da instituição. PROJETO A gerente administrativa, Camila Venturini, conta que em novembro de 2018 foi entregue um ofício a deputada estadual Analice Fernandes, no qual expressava a necessidade dos equipamentos para a instituição, bem como os benefícios desta nova técnica de tratamento. “Ficamos contentes em saber que o nosso pedido foi atendido e que vamos dar esse passo a frente em relação ao tratamento radioterápico. Agradeço em nome de todos pacientes que aqui serão atendidos e beneficiados com essa nova técnica”, agradeceu.