top of page

Todos os grupos prioritários já podem ser vacinados contra a Gripe em Jales

  • Foto do escritor: Alexandre Ribeiro Carioca
    Alexandre Ribeiro Carioca
  • 23 de abr. de 2019
  • 2 min de leitura

Nesta semana todos os grupos prioritários começaram a ser vacinados contra a gripe através da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. As doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde que possuem sala de vacinação. A população será atendida das 8 às 17 horas até o dia 31 de maio.

O público-alvo da campanha é composto por: crianças, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, professores, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente de idade (a vacinação deste grupo deve ser realizada mediante a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação), policiais militares, civis, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

Na primeira fase, realizada entre os dias 10 e 19 de abril, foram priorizadas crianças com idade entre 1 e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, de acordo com o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.

Desde o dia 22, a imunização foi aberta para todos os grupos. A vacina é uma das formas mais eficazes para evitar casos graves e mortes provocadas pela doença. Em 2019 a imunização vai prevenir a população alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B. “A vacina produzida para 2019 protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde: H1N1, H3N2 e vírus influenza B. A imunização contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações e óbitos”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Moreira Martins.

As unidades de saúde que vão disponibilizar as vacinasem Jales são as ESFs Joaquim Rezende (Municipal), SetuoSuetugo (São Jorge), Luís Ernesto Sandi Mori (JACB), Francisco Xavier Rego (Paraíso), Zilda Arns (Novo Mundo), José Cícero Fontes Xavier (Rural) e o Núcleo Central de Saúde.Para receber a imunização é preciso levar documento de identificação com foto, Carteira de Vacinação e Cartão SUS, RG e CPF.

Até março de 2019 foram registrados 255 casos de influenza em todo o país, com 55 óbitos. Até o momento, o subtipo predominante no Brasil é influenza A H1N1, com 162 casos e 41 óbitos.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que ao menos 90% dos grupos prioritários procurem as unidades de saúde entre 10 de abril e 31 de maio.


 
 
 

Opmerkingen


Todos os direitos reservados .Todo o conteúdo, incluindo texto,fotos e áudios,protegido pela Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e pela "Declaração de Hamburgo". Autorizada reprodução desde que citada a fonte.

Contato (17) 98123-6278

ou alexandreribeiro.carioca@gmail.com

Logo JN 5_edited.png
bottom of page