top of page

Cidades Digitais: programa que vai oferecer internet gratuita inicia instalações em Jales

  • Foto do escritor: Alexandre Ribeiro Carioca
    Alexandre Ribeiro Carioca
  • 25 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

Foi iniciado no sábado, dia 23 de março, o processo de instalação de aproximadamente 21 quilômetros de fibra ótica do programa Cidades Digitais, do governo Federal, que vai oferecer acesso gratuito à internet em pontos previamente estabelecidos, com investimento de cerca de R$ 1.750.000,00. A empresa Ecodril Perfurações Direcionadas e a Petcom foram contratadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para realizar o serviço que vai garantir as instalações. Funcionários da Ecodril já estão trabalhando a todo vapor na execução da primeira fase que deve demorar 120 dias.

De acordo com Willian Gonçalves Ferreira, gerente regional da Petcom, as Praças João Mariano de Freitas Dr. Euphly Jalles e o Comboio (Feira do Produtor Rural) são locais que terão pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito da população.

O programa prevê também acesso interno em outros 40 pontos, como a Prefeitura de de Jales, Almoxarifado Municipal, SAE/CTA, Terminal Rodoviário, Centro de Zoonoses, Secretaria Municipal de Agricultura, Ganha Tempo, Junta de Serviço Militar, Secretaria Municipal de Assistência Social, Biblioteca Municipal, além das dez unidades de saúde (Estratégia de Saúde da Família), do Núcleo Central de Saúde e escolas municipais.

A praça Dr. Euphly Jalles será um dos pontos de acesso à internet gratuita - Jales Notícias

A instalação da fibra óptica está em andamento e é uma das etapas do processo iniciado com a instalação de dutos por uma empresa que utiliza o método diferenciado, chamado não destrutivo, subterrâneo, que instala os dutos sem a necessidade de se abrir valas.

“Pedimos a compreensão da população, pois, mesmo usando o método não destrutivo, serão abertos alguns pontos em calçadas para interligar os tubos por onde passará a fibra ótica. Nas calçadas que serão quebradas, serão colocados tampas e acabamentos necessários para que não haja nenhum transtorno aos munícipes”, garantiu Edson Toti, da empresa Ecodril que executa parte dos serviços em Jales.

Willian Gonçalves, da Petcom ressaltou que “após a conclusão da instalação, há um trâmite que envolve uma visita de técnicos do Ministério e com a liberação deles, a rede é transferida para a Prefeitura, que pode passar a utilizá-la”, explica o gerente.

Com a liberação, tem início a chamada operação assistida: por um período de seis meses, um profissional contratado pela empresa assessora o departamento da Prefeitura responsável pela rede. Logo após a liberação, um treinamento também será realizado por estes profissionais.

O QUE É

Jales foi um dos um dos 262 municípios selecionados entre 1.901 inscritos para a implantação do programa Cidades Digitais viabilizado por meio de convênio com o Ministério das Comunicações. O principal objetivo do programa é contribuir para modernizar a gestão, ampliar o acesso a serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios por meio da tecnologia.


 
 
 

Opmerkingen


Todos os direitos reservados .Todo o conteúdo, incluindo texto,fotos e áudios,protegido pela Lei Federal 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e pela "Declaração de Hamburgo". Autorizada reprodução desde que citada a fonte.

Contato (17) 98123-6278

ou alexandreribeiro.carioca@gmail.com

Logo JN 5_edited.png
bottom of page