Hospital de Amor Jales promove palestras sobre saúde do homem para empresas da região


Com foco na prevenção, o Hospital de Amor Jales promoveu, durante o mês de novembro, encontros nas empresas Ciplafe, de Fernandópolis (SP), e Frigo Estrela, de Estrela D’Oeste (SP), para abordar o tema: “Câncer de Próstata e Saúde do Homem”.

As palestras, realizadas nos dias 12 e 23 de novembro, respectivamente, foram ministradas pelo médico urologista, Dr. Leandro de Campos, e pelo enfermeiro da especialidade, Dalbert Almeida de Paula. Segundo o médico, a ideia era fazer com que os homens tenham a iniciativa de se cuidar, de realizar exames periódicos corretamente e estar sempre fazendo os procedimentos preventivos necessários.

Ao todo, participaram das palestras mais de 200 homens que trabalham em ambas as empresas. Para a gerente administrativa, Camila Venturini, promover essa integração entre o Hospital e outras empresas é uma ação importante e que faz total diferença no objetivo da campanha. “Toda informação ligada à saúde é importante. Vimos à oportunidade de estar presente nessas empresas e atingir pessoas diferentes nesta campanha, não só os pacientes e os acompanhantes que passam pela nossa unidade, mas também o público que não tem contato com a doença”, afirmou.

Além da palestra, o Hospital também promoveu, por meio do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH), um cartaz de divulgação da campanha, que ficou exposto durante todo mês para pacientes e colaboradores.

Câncer de Próstata

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. Mais do que qualquer outro, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Prevenção

Alguns hábitos saudáveis podem ajudar a prevenir o câncer de próstata, como:

  • Dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura;

  • Consumir tomate;

  • Pelo menos 30 minutos diários de atividade física;

  • Manter o peso adequado à altura;

  • Diminuir o consumo de álcool;

  • Não fumar;

  • Homens a partir dos 40 anos devem realizar exames de rotina;

  • Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.