Em sua sétima edição, Caminhada “Passos que Salvam” volta conscientizar sobre prevenção do câncer i


Voluntários, colaboradores e parceiros do Hospital de Amor Jales e da Associação de Voluntários de Combate ao Câncer (AVCC) de Jales participaram na manhã deste domingo (25), da Caminhada “Passos que Salvam” 2018, divulgando a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

Mesmo sob céu nublado e com previsão de chuva, centenas de pessoas estiveram presentes. O trajeto percorrido foi pela Avenida Francisco Jales, saindo de frente o HA até a Praça João Mariano de Freitas, a “Praça do Jacaré”. O percurso foi acompanhado pela unidade de resgate do corpo de bombeiros e pelo SAMU.

Segundo a organização, participaram também várias instituições de ensino, como Anglo Jales, a Unijales, o Instituto Educacional Profissionalizante (IEP), a CooperJales e a empresa Sabesp, que doou água para os participantes.

A secretária municipal de saúde, Maria Aparecida Moreira Martins, e o vice-prefeito, José Devanir Rodrigues (Garça), representaram a Prefeitura Municipal de Jales.

A campanha iniciou-se em 2012 e desde então a unidade de Jales promove a caminhada na cidade. Segundo a gerente administrativa, Camila Venturini, a campanha só tem ganhado força a cada ano. “São 650 cidades caminhando este ano. Antigamente, as cidades pequenas aqui da nossa região caminhavam junto com a gente. Hoje elas promovem a caminhada cada uma em sua cidade, para que seja disseminada a informação local”, afirmou.

A gerente também agradeceu a presença de todos e falou do objetivo principal, que é mobilizar a população e disseminar conhecimento sobre os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. A seguir, ela deu início ao sorteio de duas bicicletas e, para isso, convidou o vice-prefeito, o Garça e a vice-presidente da AVCC, Roseli Pupim, para sortear os números.