Deley questiona Prefeitura sobre mutirão para coleta de entulhos


O vereador Vanderley Vieira – Deley (PPS), em Sessão Ordinária, questionou se a Prefeitura planeja alguma ação para coleta de materiais descartados e inúteis, depositados nos quintais de moradores da cidade, como o programa “Projeto Cidade Limpa”, da TV Tem.

No requerimento apresentado, Deley justificou que nos quintais de moradores da cidade há grande quantidade de entulhos, galhos, móveis e outros objetos sem aproveitamento. O acúmulo desses materiais em quintais propicia a procriação de insetos e animais peçonhentos, que ameaçam a saúde pública e dificultam o trabalho da vigilância sanitária e epidemiológica.

“A população não tem onde depositar esses materiais. Como um cidadão de renda baixa vai pagar uma caçamba só para jogar um colchão? Em estradas rurais há vários móveis quebrados e sem utilização, quea população joga lá. Peço que inscreva Jales no programa da TV Tem para que a população tenha onde jogar os móveis”, explicou Deley.

O vereador Deley Vieira

“Se a Prefeitura não tem como pagar o que a TV Tem pede, em torno de R$ 30 mil, que faça uma reunião com todas as rádios da cidade e faça [divulgação] com as rádios. O gasto vai ser menor e prestigia as rádios da nossa cidade. É uma sugestão”, falou Tiago Abra (PP).

“Além das emissoras, poderia ser utilizado um carro de som para anunciar nos bairros onde vai haver a coleta de lixo. Também, apessoa poderia já separar olixo reciclável do orgânico e uma coleta passar a cada dia recolhendo esses materiais, para não reduzir a vida útil dos nossos aterros”, comentou Bismark Kuwakino (PSDB).

Deley questionou se a Prefeitura pretende realizar no município o “Projeto Cidade Limpa”, em parceria com a TV Tem ou prevê organizar uma coleta própria desses materiais, no ano de 2018.

O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Poder Executivo, que tem até 15 dias úteis para enviar resposta ao Legislativo. Todos os requerimentos e suas respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br).