Alunos da Universidade Estadual de Maringá, no Paraná, confeccionam e entregam turbantes para pacien
Uma parceria de amor. Assim pode ser definido o projeto “Amor em flor”, desenvolvido pelos alunos da Universidade Estadual de Maringá, dos cursos de Moda e Design, e pela comunidade de Cianorte/PR.
Na manhã desta quinta-feira, dia 11, a equipe que veio do Paraná para realizar o projeto, montaram um estande de distribuição de turbantes para mulheres que passam pelo tratamento de câncer e acompanhantes.
Segundo os alunos que ajudaram organizar o projeto, os graduandos Maria Amélia Filiar e João Paulo Langraff, o objetivo era de levar um pouco de amor e auto-estima as pacientes que aqui aguardam por tratamento. “Depois que minha mãe descobriu que estava com câncer e começou a se tratar aqui na unidade de Jales, nós tivemos a idéia de trazer esse projeto para cá. Mesmo morando longe dela, eu queria ajudar de alguma forma.”, afirmou Maria Amélia.
O grupo confeccionou cerca de 180 unidades de turbantes, e foram envolvidas mais de 50 pessoas. Tudo foi feito com retalhos doados por empresas têxteis, comércio forte daquela região do Paraná, como as marcas Tigrara, Fascíniu’s e a loja Pano pra manga.
“Todos os turbantes vem com frases motivacionais, pois além da auto-estima, gostaríamos também de transmitir uma mensagem de paz e conforto a todos os pacientes.”, finalizou João Paulo.
Para dona Maria Eunice de Oliveira, que trata de um câncer de mama, perder os cabelos foi uma fase difícil do tratamento. Ela conta que se sentiu acolhida quando soube da distribuição dos acessórios. “Igual a esse hospital não existe. Fico surpresa a cada dia, com a dedicação que recebo por parte de todos que estão envolvidos no atendimento. E esses jovens estão de parabéns, esse projeto foi lindo demais.”, afirmou.
Para assistente de Captação de Recursos, Dara Freitas, a iniciativa é muito bonita e com certeza faz jus a um dos principais valores da instituição que é a humanização. “A auto-estima é muito importante para mulher nesta fase da vida e todo projeto que vem para ressaltar esse aspecto é sempre bem vindo em nosso hospital.”, finalizou.