Passagem de ônibus em Jales sobe 16%, cinco vezes mais que a inflação


*Rádio Assunção

O novo reajuste foi solicitado pela empresa Auto Viação Jauense Ltda, atual concessionária dos serviços de transporte coletivo urbano, publicado no Diário Oficial do Município de sexta-feira (05).

Segundo o texto em seu principal artigo descreve o motivo pela qual os usuários deverão desembolsar este novo valor da tarifa unitária do passe/passagem das linhas de transporte coletivo urbano de Jales que será de R$ 2,90 (dois reais e noventa centavos).

“Conforme contrato de concessão nº. 030/2007, onde solicita o reajuste da tarifa do passe/passagem unitária, em face à manutenção do equilíbrio-econômico financeiro da empresa”.

Passageiros do ônibus urbano pagarão 16% a mais em 2018 - Jales Notícias

No início de mês de dezembro do ano passado, a empresa de transporte coletivo Jauense ameaçou encerra encerrar suas atividades, mesmo com o contrato em vigor. Representantes da empresa estiveram na Câmara Municipal protocolando um documento em que alega sérios prejuízos na execução do transporte coletivo.

Mesmo com um subsídio no valor de R$ 15.000 (quinze mil reais), mensais e com o preço da passagem defasado, segundo alega a Jauense, o alto número de aposentados e idosos, aliado a concorrência dos mototaxistas vem fazendo com que a empresa tenha dificuldades em cumprir as rotas estabelecidas em contrato.

O tema foi abordado pelo Jornal do Povo, junto ao Secretário de Planejamento da Prefeitura de Jales. Nilton Suetugo foi enfático ao afirmar que a prestação deste serviço pela Jauense não iria parar, uma vez que existiu um contato com os diretores para a renovação do contrato e consequentemente o aumento do subsídio pela prefeitura.

Este aumento de subsídio ainda não foi divulgado, mas por enquanto quem pagará a conta será a população que necessita deste meio para transporte.