Jalesense terá 15 feriados e 18 folgas no ano que vem


Quem trabalha, tem negócios ou até mesmo vive em Jales terá mais de meio mês de folga com os feriados do ano que vem. Serão 15 datas comemorativas em 2018 e metade delas cairá em terças ou quintas-feiras, dias em que tradicionalmente muitos trabalhadores “emendam” ao fim de semana. Os outros sete feriados serão celebrados em segundas ou sextas prolongando igualmente os finais de semana.

Quem precisar de serviços públicos pode ter mais dificuldade ainda. Na maior parte das repartições públicas é comum decretar ponto facultativo nas datas entre os feriados e fim de semana. Nesse caso, serão 17 dias de folga durante o ano. Em alguns casos, como os dias 26 de dezembro e 2 de janeiro, ainda existe a opção pelo meio expediente no setor privado.

O número só não é maior porque os dois feriados municipais caem na quarta-feira (15 de agosto – Dia de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da diocese) e domingo (15 de abril aniversário da cidade).

Ao contrário de algumas cidades da região e de cerca de cem municípios paulsitas, Jales não conta com o feriado de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, que neste ano cai numa segunda-feira (amanhã) e em 2018 cai numa terça-feira. O assunto é polêmico. Quando ainda era vereador em 2006, Jediel Zacarias conseguiu aprovar uma Lei Municipal instituindo a data, mas não conseguiu institui um feriado para a ocasião. O comércio se posicionou contrário à proposta exatamente por conta do grande número de feriados em novembro, quando já se comemora o Dia de Finados e a Proclamação da república.

Veja a lista dos feriados de 2018:

Confraternização Universal – 1º de Janeiro (Segunda)

Carnaval - 12 e 13 de Fevereiro (Segunda e Terça)

Quarta-feira de Cinzas – 14 de Fevereiro (Quarta)

Sexta-feira Santa – 30 de Março (Sexta)

Aniversário da cidade – 15 de abril (domingo)

Tiradentes – 21 de Abril (Sábado)

Dia do Trabalho – 1º de Maio (Terça)

Corpus Christi – 31 de Maio (Quinta)

Dia de Nossa Senhora da Assunção – 15 de agosto (quarta)

Data Magna do Estado – 9 de Julho (Segunda)

Independência do Brasil – 7 de Setembro (Sexta)

Nossa Senhora de Aparecida – 12 de Outubro (Sexta)

Finados – 2 de Novembro (Sexta)

Proclamação da República - 15 de Novembro (Quinta)

Natal – 25 de Dezembro (Terça)