Jales pleiteia inclusão do município como Cidade de Interesse Turístico


Na manhã do dia 22 de maio, foi realizado a primeira reunião de discussão com a comunidade para pleitear a inclusão do município como Cidade de Interesse Turístico, junto ao Governo Estadual. Desta forma, participaram representantes da sociedade civil para composição do novo Conselho Municipal de Turismo (CONTUR).

O foco principal é reativar o segmento criado anos atrás com a aprovação de Lei Municipal, que revoga a lei anterior e atende as novas orientações da Secretaria de Estado de Turismo.

Nessa reunião, estiveram presentes inúmeros representantes de nossa comunidade. Foi escolhido o novo Conselho Municipal de Turismo e eleito o novo Presidente do Conselho, Weber Kitayma e o secretário executivo, Wellington Lima Assunção.

O presidente do Contur, Weber Kitayama - Jales Notícias

O objetivo é transformar a cidade como interesse turístico, para explorar os nossos potenciais turísticos, que vão do Turismo de negócios que abrange todo comércio, Hospital de Câncer, Santa Casa e outros, atraindo inúmeras pessoas que fomentam a economia local. Também incrementando o Turismo Rural, que envolve a produção de uva, vinhos e produção de orgânicos, entre outros eventos que estão dentro do plano turístico.

Segundo o Secretário de Obras, Serviços Públicos, Habitação e Planejamento e Trânsito, Nilton Suetugo, nossa cidade possui vários espaços públicos para revitalização, como o Bosque Municipal, um remanescente da Mata Atlântica, que deve ser motivo de exploração turística. A próxima etapa será a realização de reuniões para elaboração do plano diretor de turismo, que será encaminhado para Câmara Municipal, para aprovação.

Estiveram presentes na reunião representantes de entidades assistenciais da cidade, comerciários, sociedade civil organizada, escolas técnicas e membros da sociedade de Jales.